Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
TecnoTRENDS - Tecnologia Educacional
Última modificação à(s) 18/07/2019 19:14 por Tássia Silva

​​​Aprovados em Grupo

​  

 Rotina que permite a importação de informações do SAGRES CONCURSO, importando grupos de Alunos Aprovados nos concursos da Instituição. Acessível pelo menu Cadastro > Aprovados em Grupo.

São pré-requisitos para o processamento desta rotina:
 
> Processamento do Sagres Concurso

> Geração da Correspondência C​urso X Concurso - correspondências entre as opções oferecidas no concurso e os cursos do sistema Sagres Acadêmico​

> Geração da Oferta -   Oferta de Classe e  Oferta de Turma - Criação das classes e turmas do período letivo

>  Criação de  Pacote de Turmas - criação dos pacotes com as disciplinas que os novos alunos (calouros) devem cursar

> Criação das Turmas do Curso -  Criação de turmas que serão associadas a grupos de Alunos de determinados cursos/concurso

> Criação do Escalonamento - definição dos prazos e critérios de atendimento aos alunos na matrícula 

  
Esta rotina permite uma otimização no processamento de Aprovados, pois faz com que elas sejam registradas para grupos de Alunos, evitando o processamento Aluno por Aluno.
 
 AW-Interface-Cadastro-Aprovados-em-Grupo.PNG
 
 Selecionar a descrição do Concurso, a Opção do Concurso, a Fase do Concurso , a Lista e opcionalmente a Unidade de Apoio.
 Indicar se a rotina se refere à Matrícula ou Pré-Matrícula informar a Situação de Matrícula das disciplinas que serão incluídas, e acionar o botão Recuperar.

Serão  apresentados os Alunos que satisfazem as condições definidas na grade, na área inferior da interface.

O usuário deve clicar no botão Configurações para  acessar a interface onde serão definidas as regras que devem ser aplicadas na Aprovação em Grupo.

 
Esta interface é composta de 4 PastasDisciplinas,  VerificaçõesCaracterísticas do Aluno e Débito de Documentos.


 Acionar o botão Selecionar Pacote para ter acesso a uma nova interface que apresenta Pacotes de Turmas criados durante a etapa de Geração da Oferta (Pacote de Turmas), e que possuem as disciplinas  nas quais os alunos aprovados serão matriculados.

 
 Nesta interface são apresentados os pacotes de turma criados no período letivo para o curso.  A lista dos Pacotes é apresentada na área superior e a composição de cada Pacote selecionado apresentada na parte inferior.​​
O usuário deve escolher o pacote e acionar o botão Selecionar. O sistema retorna para interface Configurações, pasta Disciplinas, onde são exibidas as disciplinas do pacote selecionado.

 Pasta Disciplinas

  
 O usuário pode retirar alguma disciplina da lista das disciplinas a serem incluídas na matrícula do aluno, marcando o campo á esquerda do nome da disciplina e acionando o botão Remover.
 Para mudar de pacote, o usuário deve remover todas as disciplinas e acionar novamente o botão Selecionar Pacotes.
 Para confirmar a seleção das disciplinas, o Usuário pode acionar o botão Confirmar neste momento ou após as definições nas​ demais pastas desta interface.

  
Pasta Verificações
 
Nesta pasta, podemos selecionar as verificações que deverão ser aplicados durante o processamento da Matrícula para os Alunos Aprovados.
 
 
 
 
Podemos ter as seguintes verificações:
 
> Pré-requisito: o Sistema não permite incluir uma Atividade cujos pré-requisitos não tenham sido atendidos.

> Co-requisito​: o Sistema exige que os co-requisitos definidos para o currículo do Aluno sejam atendidos.

> Choque de Horário: o Sistema não permite que ocorram superposições de horários entre as Atividades incluídas na Matrícula do Aluno.

> Horário X Turno: o Sistema verifica se os turnos das Atividades correspondem aos Turnos do Aluno.

> Grade Curricular: o Sistema verifica se as Atividades (Disciplinas) pertencem às Grades dos Currículos dos Alunos

> Limite de Crédito: o Sistema verifica se os totais de crédito mínimo e máximo das disciplinas na matrícula, estão sendo respeitados para cada tipo de Aluno, ou seja, os Concluintes ou não Concluintes (observar definições nos Cursos/Currículos dos Alunos e nas Configurações > Currículo, pasta Verificações, quadros Avaliação Curricular e Matrícula).

> Regras Específicas: o Sistema verifica se as regras específicas da Instituição estão sendo respeitadas.

> Débito Documento: o Sistema não permite atualizações para Alunos com problemas na Documentação.

> Débito Biblioteca: o Sistema não permite atualizações para Alunos com débitos na biblioteca.

Débito Financeiro: o Sistema não permite atualizações para Alunos com débitos financeiros.

> Limite de Carga Horária: o Sistema verifica se os totais de carga horária das atividades curriculares estão sendo respeitados para alunos concluintes ou não concluintes  (observar definições nos Cursos/Currículos dos Alunos nas Configurações > Currículo, pasta Verificações, quadros Avaliação Curricular e Matrícula).

> Regras Específicas para EAD: o Sistema verifica se a carga horária a ser cursada em EAD definida no currículo está sendo violada.

> Regras para Unidade de Apoio: O Sistema verifica se o aluno está associado à(s) unidade(s) de apoio do curso que possui autorização para matrícula na classe. Caso a classe não esteja vinculada a nenhuma unidade de apoio, essa regra não é verificada.
 
Nota
O Sistema sempre verifica a consistência do aluno no grupo, isto é, verifica se o mesmo está matriculado em todos os módulos não optativos do grupo.
 
Nota
Para autorizar uma classe a alguma unidade de apoio, deve-se utilizar a pasta Unidade de Apoio das interfaces de          Oferta de Classe  e Oferta de Turma​ 
 
O Usuário deve evitar a dispensa das verificações descritas acima, pois, se o fizer, poderá estar permitindo a inclusões de informações inconsistentes no Sistema, desrespeitando exigências do Regimento Acadêmico ou prejudicando controles financeiros ou mesmo o controle do Acervo das Bibliotecas da Instituição.
 
 
 Pasta Características do Aluno
 
Nesta pasta, devem ser definidos o período, a forma e a data de ingresso do aluno na instituição, o turno, o tipo de curso origem e a turma do Curso.

 
 Pasta Débito de Documentos
 
Nesta pasta o usuário deve informar os documentos que os Aprovados devem apresentar á Instituição  quando for finalizar a matrícula pessoalmente.  O sistema registrará débito dos documentos da lista, na interface de cadastro de Alunos​, na pasta do mesmo nome “Documentos em Débito”, e quando o aluno apresentar os documentos, o Usuário atualiza o registro do aluno, limpando o débito.





Após registrar todas configurações, para proceder à inclusão dos Aprovados e da Pré-Matrícula/Matrícula, na interface Inicial de Aprovados em Grupo, o Usuário deverá :
>>  O Usuário deverá ​selecionar pelo menos um aprovado. Para selecionar todos alunos da lista, marcar o campo na grade, á esquerda do Título "Aprovados".
>> Acionar  o botão Salvar .

Se o Usuário não selecionou nenhum pacote de disciplinas, o sistema exibe a mensagem:
AW-Interface-Cadastro-Aprovados-em-Grupo-Msg-Classes-não-Escolhidas.PNG
Mensagem de disciplina / classe não escolhida.

Se o Usuário não selecionou nenhum Aprovado, o sistema exibe a mensagem:
AW-Interface-Cadastro-Aprovados-em-Grupo-Msg-Alunos-não-Selecionados.PNG
Mensagem de aluno não selecionado​

 
 O sistema iniciará o processamento de inclusão dos Aprovados no Sagres Acadêmico e realização da matrícula:

AW-Interface-Cadastro-Aprovados-em-Grupo-Msg-Aguarde.PNG 
 Mensagem de início de Processamento


AW-Interface-Cadastro-Aprovados-em-Grupo-Msg-Barra-Progresso.PNG
Mensagem com Barra de Progresso do Processamento
 

Se ocorrerem erros durante o processamento, o sistema exibe a mensagem:
AW-Interface-Cadastro-Aprovados-em-Grupo-Msg-Erro-Processamento.PNG
Mensagem de erros durante o Processamento​
 
 Se o usuário acionar a opção Sim, será exibido relatório com erros ocorridos durante o processamento, e os alunos com erros seão desmarcados.


AW-Interface-Cadastro-Aprovados-em-Grupo-Rlt-Erro.png
Relatório de erros durante o Processamento​​

 
 Se não  ocorrerem erros durante o processamento, o sistema exibe a mensagem: Operação realizada com sucesso!


 
Nota
O SAGRES Portal dispõe de um serviço automático de envio de login e senha, através de e-mail, quando é feito o cadastro de um aluno ou professor dentro do SAGRES Acadêmico. Para que esse envio de e-mail possa ser realizado, é necessário que o servidor de objetos (SERVWEB) tenha comunicação com o servidor de e-mail da Instituição. Para a execução dessa rotina o servidor de e-mail deve estar necessariamente dentro da rede física da Instituição. É de suma importância que no momento do cadastro do aluno o e-mail seja informado corretamente, caso contrário a mensagem informando a senha não chegará para o aluno.
O Sagres Portal deve ser configurado pelo Gestor do sistema, considerando os dados de conexão com o servidor de e-mail da Instituição . 

​​​​​​
​​