Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da interface após a remoção das informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Salvar), ele deverá acionar o botão Restaurar.
Observações
Caso alguma ação do usuário viole alguma regra da interface, o sistema apresentará uma mensagem indicando o problema encontrado (exemplo: na figura abaixo temos uma inclusão impossível, pois o campo Situação não foi definido, e ele é um campo obrigatório).
Exemplo de mensagem de erro
Nota
Na geração da tabela de Periodicidade (menu Tabela = Registro Escolar => Periodicidade) o usuário define para cada periodicidade o número máximo de períodos que um Aluno pode ficar sem Matrícula.
Na tabela de Ocorrências, para cada ocorrência com a situação Ativo não matriculado (que indica período sem matrícula), podemos definir o número máximo da ocorrência que o Aluno pode registrar, para cada nível de curso/curso/currículo/periodicidade desejado. Se não temos limites definidos, não existirá limite para incluir ocorrências com essa situação (Ativo não matriculado).
As ocorrências com situação Ativo não matriculado (Tabela Ocorrências Acadêmicas) estão relacionadas à informação Limite de Períodos sem Matrícula (Tabela Periodicidade). Uma ocorrência de Ativo não matriculado em determinado período corresponde a um período sem matrícula.
A inclusão de uma ocorrência com situação Ativo não matriculado para um Aluno, deve respeitar o limite definido na Tabela de Ocorrências para a ocorrência em questão (para o nível de curso/curso/currículo/periodicidade do Aluno), e também o limite de ocorrências com situação Ativo não matriculado que pode ser registrado para o Aluno, definido na Tabela Periodicidade, para a periodicidade do curso/currículo do Aluno.
Nas situações em que os Alunos não podem deixar de se matricularem, não devem existir ocorrências acadêmicas cadastradas para eles que indiquem Ativos não matriculados.
A informação Limite de períodos sem matrícula é usada na verificação do total de ocorrências do Aluno que indicam Ativo não matriculado. Exemplo:
Suponha que as ocorrências abaixo serão incluídas para um Aluno (ambas com situação Aluno não matriculado), e a Instituição definiu um Limite de períodos sem matrícula para a periodicidade do curso/currículo do Aluno igual a 2:
Situação Ativo não matriculado o Limite de Utilização de cada ocorrência para o curso/currículo/periodicidade do Aluno
Ocorrência Acadêmica 1 (OCA1) 2
Ocorrência Acadêmica 2 (OCA2) 1
Nessa situação, o Aluno só poderá incluir as seguintes combinações de ocorrências: duas ocorrências de (OCA1), ou uma de (OCA1) e uma de (OCA2), ou duas de (OCA2), mas nunca poderia incluir duas de (OCA1) e uma (OCA2), pois ultrapassaria o limite de períodos sem matrícula.
Na situação em que a Instituição não permite período sem matrícula, não haverá ocorrência registrada para o Aluno no período e será gerado um abandono.