Tabela - Regime de Trabalho
Tabela contendo as descrições dos regimes de trabalho dos docentes na Instituição. Acessível pelo menu Tabela > Institucionais > Regime de Trabalho, do Sagres Acadêmico.

Menu da Tabela Regime de Trabalho
A inserção de informações nesta tabela é pré-requisito para o cadastramento dos Docentes.
Nota
As Instituições que utilizam o módulo PIT (Planejamento individual de trabalho) também poderão fazer atualizações nesta tabela através do módulo.
Para acessar essa interface, o usuário deverá clicar sobre o menu especificado acima para que o sistema apresente a interface Regime de Trabalho com os regimes já cadastrados. O sistema apresenta o nome do regime (campo Descrição), a carga horária semanal (campo Carga Horária Semanal), o máximo de horas de atividades de ensino (campo Máx Horas Atividades de Ensino) e o mínimo de horas de atividades de ensino (campo Mín Horas Atividades de Ensino). O sistema também informa o total de regimes já cadastrados.

Interface da Tabela Regime de Trabalho
Na interface apresentada temos 3 botões que permitem executar algumas ações:
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de um novo regime de trabalho. O botão Remover permitirá que o usuário remova um ou mais regimes de trabalho já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, que permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Inclusão de um Regime de Trabalho
Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará uma nova linha em branco no final da lista presente na interface Regime de Trabalho. Nela o usuário deverá informar os dados do novo regime de trabalho e em seguida acionar o botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso" e o novo regime de trabalho aparecerá na interface.
Preparando a inclusão de um regime de trabalho
Nessa interface o usuário deverá informar:
Descrição * - O tipo de regime de trabalho;
Carga Horária Semanal * - A quantidade de horas semanais;
Máx Horas Atividades de Ensino - A quantidade máxima de horas de ensino;
Mín Horas Atividades de Ensino - A quantidade mínima de horas de ensino.
Atenção
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório. Caso esta regra não seja obedecida o sistema irá emitir alertas.
Exemplo de alerta de preenchimento obrigatório
Alteração de um Regime de Trabalho
Para alterar um ou mais regimes de trabalho, o usuário deverá alterar as informações das linhas com os regimes a serem alterados e acionar o botão Salvar para que a aplicação registre as alterações no sistema. Se não ocorrer erro, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Exclusão de um Regime de Trabalho/Restauração das informações
Para excluir um ou mais regimes de trabalho, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os regimes a serem excluídos ou, se quiser excluir todos os regimes que estão exibidos na tela no momento, marcar a primeira posição do cabeçalho Descrição/Carga Horária Semanal/Máx Horas Atividades de Ensino/Mín Horas Atividades de Ensino para que o sistema marque os regimes que estão visíveis, acionar o botão Remover para que a aplicação remova da interface os itens indicados e acionar o botão Salvar para que as informações sejam realmente excluídas do sistema. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso". Para restaurar as informações excluídas, o usuário deve clicar no botão Restaurar antes de Salvar a exclusão feita.
Preparando a exclusão de um regime de trabalho
Atenção
Caso o usuário solicite a exclusão de um Regime de Trabalho que algum Professor o referencie, no sistema, será exibido uma mensagem de alerta, informando a associação dos registros impedindo a exclusão do regime.
Exemplo de alerta de Regime de Trabalho em uso