Catalogação - Obras
Cadastro contendo informações que identificam e qualificam as Obras que fazem parte do acervo da Instituição. Acessível pelo menu Catalogação => Obras.
Para acessar a interface Obras o usuário deve clicar sobre o menu especificado acima e o sistema exibe a interface para busca da obra.
Nota
O campo Buscar Obra é do tipo autocompletar; possui o ícone
no final. Clique no neste campo e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Obra que deseja selecionar.
O sistema exibirá a lista de Obras cadastradas, que possuem os caracteres informados em qualquer parte do nome .

Informações sobre CDU/CDD são exibidas na lista das obras retornadas.
Selecione a Obra desejada.

Interface para Catalogação de Obras
Funcionalidade da interface Obras
Se o usuário deseja alterar ou excluir uma obra já cadastrada, ele inicialmente deverá informar qual é a obra.
Após encontrada a obra desejada, o usuário deverá acionar o botão Recuperar, quando então o sistema apresentará na interface Obras os dados da obra solicitada, para finalmente o usuário proceder à operação desejada. Na alteração o usuário deverá fazer as modificações desejadas, e em seguida acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as modificações realizadas. Na exclusão, o usuário deverá acionar o botão Excluir, em seguida, também deverá acionar o botão Salvar para registrar a exclusão no sistema. Mas, se o usuário deseja incluir uma nova obra, ele deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará a interface Obras para que os dados da nova obra sejam informados, e no final o usuário também deverá acionar o botão Salvar.

Iniciando o cadastramento de uma nova Obra
Botão Colar MARC
Esse botão tem a finalidade de disponibilizar uma função que facilita o cadastramento de uma nova obra, permitindo que suas informações sejam copiadas de um registro já feito no padrão MARC a partir de uma página na Internet, ou até mesmo de um arquivo texto gerado com as informações desejadas. Basta o usuário selecionar os dados na fonte escolhida (Biblioteca Nacional, por exemplo, pelos meios citados), copiar, e em seguida clicar na interface Colar MARC. Em seguida deverá clicar sobre o botão Selecionar para que as informações possam ser consideradas pelo sistema.
Esta opção de importar obras a partir de uma base de dados MARC é a forma mais eficiente de se manter o cadastro de obras atualizado, já que previne erros de digitação.

Texto no formato MARC
Botão Nova Edição
Este botão tem a finalidade de disponibilizar uma função para facilitar o cadastramento de uma nova obra permitindo que suas informações sejam copiadas de uma outra obra já cadastrada no Sagres Acervo.
Ao clicar no botão Nova Edição, o sistema copia os dados da obra já cadastrada, e desabilita os campos de título e área de conhecimento (eles deverão ser os mesmos da obra já existente), e limpa a figura da capa da obra.

Cadastrando outra Obra com aproveitamento dos dados
Para cadastrar a nova obra, basta alterar as informações desejadas e clicar no botão Salvar.
Botão Exemplares
Com este botão podemos acessar os dados dos exemplares da obra em questão.

Interface Exemplares - Exemplo de uma lista com todos os exemplares de uma obra
Nesta interface o sistema exibe alguns dados dos exemplares da obra em questão: Volume, Número, Exemplar, ISBN, Tombo, Tipo de Aquisição (Assinatura, Compra Doação, Permuta, Transferência), se o exemplar é de Consulta ou não, e a Situação do exemplar (Livre, Emprestado, etc.).
Caso o usuário deseje acessar os detalhes de um exemplar, para leitura ou atualização, ele deverá clicar no campo Volume da linha com os dados do exemplar desejado. A aplicação apresentará os dados do exemplar em uma nova interface: Volume, Exemplar, Tombo, ISBN, Tipo de Aquisição, Valor do Exemplar, Pedido, Data de Aquisição, Tipo de Saída (Extraviado, Danificado, Transferido de biblioteca, Doado, Descarte, e Outro), Data de Saída, se é um exemplar de Consulta, Situação (Livre, Emprestado, etc.), Localização, e Observação.
Ao terminar alguma atualização, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Caso não ocorram erros, o sistema exibirá a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".

Dados de um exemplar
Interface Obras
A interface Obras é formada por 12 pastas: Obra, Complemento, Autores, Tradutores, Assuntos, Notas, Séries, Informações Específicas, Exemplares, Ficha da obra (visualização e impressão da ficha da obra), Obra Principal (caso a obra seja parte de uma obra principal (ex.: capítulo de uma obra ou um artigo de um fascículo)), e a pasta MARC (informações da obra no formato MARC).
Pasta Obras
A pasta Obra agrupa as informações que identificam a Obra: Tipo da Obra, Título, Subtítulo, Desprezar (número de caracteres que deverão ser desprezados na pesquisa de uma obra), Edição, Nível (Monografia, Coleção, Periódico, etc.), ISBN, Idioma, Área de Conhecimento, CDD, Cutter, Local, Ano e Editora da publicação, Home Page, condições para empréstimo do último exemplar livre (Permitir Empréstimo, Não Permitir Empréstimo, Depende da Obra, Faz parte de uma Obra Principal).

Interface Obras - Pasta Obras
O usuário pode registrar as imagens das Capas das Obras. Para inserir a imagem de uma capa, o usuário deve deslizar o mouse sobre a área reservada para a imagem na Pasta Obras, quando aparecerá a frase "Alterar imagem", onde ele deverá clicar para que o sistema solicite a informação sobre a imagem a ser carregada.
Informações sobre a imagem da capa a ser carregada
Após selecionar o arquivo com a imagem o usuário deverá clicar no botão OK, para que a imagem seja carregada.

Interface Obras - Pasta Obras - Com a imagem da capa de uma obra
A Área de Conhecimento é selecionada a partir de uma lista de Áreas de Conhecimento previamente cadastradas. Para isso, o usuário deve clicar no ícone da função de Pesquisa, situado no final do campo Área de Conhecimento.
O Idioma da Obra é selecionado a partir de uma lista de Idiomas previamente cadastrados. Caso o Idioma desejado não apareça na lista, deve-se proceder ao cadastro do mesmo na Tabela de Idiomas.
Para o campo Editora também existe a possibilidade de se fazer uma pesquisa, bastando para isso digitar os três primeiros caracteres do nome da Editora desejada, para que o sistema apresente uma lista de Editoras que atendem às letras informadas, para que o usuário possa escolher a desejada.
Se o nível selecionado for Periódico ou se o tipo de obra selecionado se enquadra na categoria Artigo, o campo Periódico ficará visível para que o periódico seja informado.

Exemplo da Interface Obras - Pasta Obras - Com campos para informações de Periódico para uma obra com nível igual a Periódico
Para informar o campo Cutter existe a possibilidade de obtenção do seu valor clicando sobre o ícone da função de Pesquisa, que se situa no final do campo Cutter.
No quadro Último Exemplar, a opção Permitir Empréstimo ou Não Permitir Empréstimo indica se poderá ou não haver empréstimo do último exemplar da obra disponível na biblioteca. A opção "Depende do Tipo de Obra" indica que o empréstimo dependerá do tipo da obra.
Finalmente, podemos indicar se a obra que está sendo cadastrada faz parte de uma Obra Principal. Quando a obra faz parte de outra Obra, a pasta Obra Principal é habilitada.
Pasta Complemento
A pasta Complemento contém outras informações sobre a Obra, como dados da descrição física (Meio Físico (slide, vídeo, gravação sonora, etc.), Extensão (número de páginas, etc.), Outros detalhes, Material Adicional (DVD, mapa, etc.)), e de informações gerais (Nível intelectual (infantil, juvenil, adulto, pré-escolar, secundário, etc.), País de Publicação, Natureza do Conteúdo (dicionário, manual, índice, estatística, etc.), e Publicação Governamental (federal, municipal, etc.)), e um Resumo. Estas informações são regulamentadas pelo padrão MARC, exceto o Resumo.
O País de Publicação pode ser selecionado a partir de uma lista previamente cadastrada. Caso o País desejado não conste da lista, o usuário deve incluí-lo na tabela de Locais .

Interface Obras – Pasta Complemento
Pasta Autores
A pasta Autores contém as informações dos Autores da Obra, com a indicação do Autor Principal.

Interface Obras – Pasta Autores
Existem três botões na pasta que auxiliam na inserção das informações.
Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Autor para a Obra. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Autores já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Para inserir um Autor, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha na interface, onde o usuário deverá informar os dados do novo Autor, e em seguida acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para alterar um Autor, o usuário deverá fazer as alterações desejadas, e em seguida clicar sobre o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para excluir um ou mais Autores, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Autores a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os Autores exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Autor/Principal para que o sistema marque os Autores exibidos na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar.
O campo Autor é do tipo auto-completar, isto é, quando o usuário digita as iniciais do nome do autor a ser cadastrado, o sistema apresenta uma lista de nomes que atendem às letras já informadas, para que o usuário possa escolher o nome desejado.
Pasta Tradutores
A pasta Tradutores contém os nomes dos Tradutores da Obra, se existirem.

Interface Obras – Pasta Tradutores
Existem três botões na pasta que auxiliam na inserção das informações.
Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Tradutor para a Obra. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Tradutores já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Para inserir um Tradutor, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha na interface, onde o usuário deverá informar o nome Tradutor, e em seguida acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para alterar um Tradutor, o usuário deverá fazer a alteração desejada, e em seguida clicar sobre o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema a alteração. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para excluir um ou mais Tradutores, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Tradutores a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os Tradutores exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho No./Nome para que o sistema marque os Tradutores exibidos na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar.
Pasta Assuntos
A pasta Assuntos contém os Assuntos tratados na obra.

Interface Obras – Pasta Assuntos
Existem três botões na pasta que auxiliam na inserção das informações.
Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Assunto da Obra. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Assuntos já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Para inserir um Assunto, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha na interface, onde o usuário deverá informar o novo Assunto, e em seguida acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para alterar um Assunto, o usuário deverá fazer a alteração desejada, e em seguida clicar sobre o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema a alteração. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para excluir um ou mais Assuntos, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Assuntos a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os Assuntos exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Assunto para que o sistema marque os Assuntos exibidos na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar.
O campo Assunto é do tipo autocompletar, isto é, quando o usuário digita as iniciais do nome do assunto a ser cadastrado, o sistema apresenta uma lista de assuntos que atendem às letras já informadas, para que o usuário possa escolher o assunto desejado.
Pasta Notas
A pasta Notas contém informações das Notas da Obra.
Interface Obras – Pasta Notas
Existem três botões na pasta que auxiliam na inserção das informações.
Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Nota. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface uma ou mais Notas já cadastradas. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Para inserir uma Nota, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará a interface Notas onde o usuário deverá informar os dados da nova Nota (veja descrição da interface abaixo), e em seguida acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para alterar uma Nota, o usuário deverá clicar sobre a Nota a ser alterada para que o sistema disponibilize os dados da Nota selecionada na interface Notas, onde o usuário deverá proceder às alterações desejadas, e finalmente acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para excluir uma ou mais Notas, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Notas a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as Notas exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Tipo/Nota/Conteúdo/Condições para o acesso físico/Usuários autorizados para que o sistema marque as Notas exibidas na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Interface Notas
As Notas são regulamentadas pelo padrão MARC. A depender do tipo de nota selecionado, temos diferentes informações a serem fornecidas. Abaixo temos as diferentes opções.
>> Notas gerais
Descrever como Notas Gerais informações descritivas da obra que não são registradas nas suas respectivas áreas.

Notas Gerais
>> Notas de Dissertação ou Tese
Descrever como Notas de Dissertação ou Tese informações específicas de uma tese ou dissertação, incluindo o grau acadêmico conferido entre parênteses. e o nome da Instituição onde a tese ou dissertação foi defendida.
Notas de Dissertação ou Tese
>> Notas de Bibliografia
Descrever como Notas de Bibliografia informações relativas à presença de bibliografia, apêndices ou índices no item.

Notas de Bibliografia
>> Notas de Conteúdo
Descrever como Notas de Conteúdo informações sobre o conteúdo da obra. Para este tipo de nota, deve-se cadastrar o tipo de conteúdo, que pode ser completo, incompleto ou parcial e a descrição da Nota.

Notas de Conteúdo
>> Notas de Acesso Restrito
Descrever como Notas de Acesso Restrito informações sobre as restrições impostas ao acesso a obra. Para este tipo de nota, além da descrição da nota, pode-se cadastrar as condições de acesso e os usuários autorizados.

Notas de Acesso Restrito
>> Notas Locais
Descrever como Notas Locais informações relativas à situação do item na Instituição. Para este tipo de nota, a única informação a ser cadastrada é a descrição da nota.

Notas Locais
Pasta Séries
A pasta Séries agrupa as informações das Séries das obras. Informa-se: nome da Série, No. da Seção, Nome da Seção e o Volume.
Interface Obras – Pasta Séries
Existem três botões na pasta que auxiliam na inserção das informações.
Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Série para a Obra. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface uma ou mais Séries já cadastradas. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Para inserir uma Série, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha na interface, onde o usuário deverá informar a nova Série, e em seguida acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para alterar uma Série, o usuário deverá fazer a alteração desejada, e em seguida clicar sobre o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema a alteração. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para excluir uma ou mais Séries, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Séries a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as Séries exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Série/No da Seção/Nome da Seção/Volume para que o sistema marque as Séries exibidas na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar.
O campo Série é do tipo autocomplementar, isto é, quando o usuário digita as iniciais do nome da série a ser cadastrada, o sistema apresenta uma lista de séries que atendem às letras informadas, para que o usuário possa escolher a série desejada.
Pasta Informações Específicas
A pasta Informações Específicas contém os campos (Tipo de Texto, Ilustrações, Publicação de Evento, Ficção, Tipo de Encadernação) que precisão ser selecionados pelo usuário.
Esta pasta só fica habilitada após a escolha do tipo de obra. As informações específicas são regulamentadas pelo padrão MARC.

Interface Obras – Pasta Informações Específicas - Artigos
Pasta Exemplares
A pasta Exemplares apresenta informações sobres os exemplares da Obra, incluindo dados sobre a forma de aquisição.

Interface Obras – Pasta Exemplares
Informa-se: Tipo de Aquisição (Assinatura, Compra, Transferência, Doação, e Permuta), Data de Aquisição, Nota Fiscal, Biblioteca, Volume, Número, Exemplar, Tombo, Valor, se é exemplar de Consulta ou não, e a Situação do exemplar (Livre, Emprestado, etc.).
Pasta Principal
A pasta Obra Principal contém as informações da Obra da qual a obra em questão faz parte. Esta pasta só fica habilitada se a obra estiver marcada com a opção “Faz parte de uma Obra Principal”, na pasta Obra. Após selecionar a obra (campo no cabeçalho da pasta), as informações sobre ela são automaticamente carregadas na pasta. Esse campo é do tipo autocomplementar, pois, após o usuário digitar as iniciais do nome da obra desejada, o sistema disponibiliza uma lista com os nomes de todas as obras que atendem às letras informadas, para que o usuário possa selecionar a obra desejada.

Interface Obras – Pasta Obra Principal
Pasta Ficha
A pasta Ficha serve para visualização e impressão da Ficha Catalográfica da Obra, após o seu cadastramento.

Interface Obras – Pasta Ficha
Pasta MARC
A pasta MARC é utilizada para a visualização das informações da Obra (já cadastrada) no padrão MARC.

Interface Obra - Pasta MARC
Veja também