Parâmetros de Faturamento
A
interface Parâmetro de Faturamento permite ao usuário definir os parâmetros que poderão ser utilizados na criação de contratos de pagamento mensalidades para os cursos de um instituição. Esta tela é acessível através do menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Parâmetro de Faturamento.
Parâmetro de Faturamento - Menu
Após selecionar o menu destacado acima, o sistema irá exibir a seguinte interface:

Parâmetro de Faturamento - Interface
Nota
As funções básicas da barra de ferramentas são compatíveis com essa interface. A descrição detalhada dessas funções, padronizadas em todos os programas do SAGRES Financeiro, podem ser conferidas clicando aqui.
Barra de Ferramentas Padrão do SAGRES Financeiro
Visualização e alteração de Parâmetros de Faturamento
Para visualizar e alterar parâmetros de faturamento o usuário precisa, inicialmente, selecionar o
Período de referência. Após fazer esta seleção acionar o botão
Recuperar
para que o sistema retorne os parâmetros de faturamento definidos para este período. Ao selecionar um dos parâmetros retornados pela busca a interface irá
exibir as características do mesmo nas pastas Detalhes, Curso e Complemento.
Segue exemplo de busca de parâmetro:
Parâmetro de Faturamento - Pesquisa de parâmetros
Todas as informações do parâmetro de faturamento estão dentro das pastas citadas acima e o usuário pode alterá-las de acordo à necessidade. As definições de cada um dos campos presentes nestas pastas está no tópico a seguir.
Criação de parâmetro de faturamento
Para gerar um novo parâmetro de faturamento, o usuário deve selecionar um
Período de referência, como ilustra a animação do tópico acima, clicar na tabela de
Descrição, no topo da interface, e então acionar o botão
Adicionar ou
Inserir. Ao realizar este procedimento a interface irá habilitar as pastas e os seus respectivos campos. Nos tópicos que seguem, será explicado o que deve ser inserido em cada um destas pastas e campos para que o parâmetro seja gerado de forma correta.
Nota
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

Parâmetro de faturamento - Pasta Detalhes
Na moldura
Descrição:
Para criar um novo parâmetro de faturamento, comece definindo um nome para a
Descrição* do parâmetro;
E escolha uma das
Empresas cadastradas ou defina uma nova no menu
Cadastro > Empresas.
Parâmetro de faturamento - Pasta Detalhes - Moldura Descrição
Parâmetro de faturamento - Pasta Detalhes - Moldura Parcelas a pagar
Na moldura
Valor:
Escolha a forma como este valor será definido no campo Cálculo por:
Os tipos disponíveis no sistema são: Valor Fixo. Atividade curricular, Carga horária, Creditação, Curso, Faixa de atividade curricular, Regra específica e Tipo de atividade;
Se o tipo de cálculo solicitar, preencha o campo referente ao valor do curso;
Por último, defina a
Moeda que será utilizada para os registros.
Parâmetro de faturamento - Pasta Detalhes - Moldura Valor
Parâmetro de faturamento - Pasta Detalhes - Moldura Dados do contrato

Parâmetro de faturamento - Pasta Curso
Parâmetro de faturamento - Pasta Complemento
Após seguir estas instruções acione o botão
Salvar na
barra de tarefas ou no menu
Registro, se todos os campos foram preenchidos corretamente o sistema irá registrar o novo parâmetro de faturamento, caso contrário, ele emitirá alertas informando em qual campo o usuário deve resolver a inconsistência.
Exclusão de Parâmetro de faturamento
Para excluir um
Parâmetro de faturamento o usuário deve:
Fazer a busca pelo período de referência, assim como é visto na animação do tópico sobre
Visualização e Alteração de Parâmetros de faturamento, selecionar o parâmetro que deseja excluir e em seguida acionar o botão
Excluir. Ao realizar esta ação o sistema irá emitir uma tela de confirmação, analise se o parâmetro selecionado é o correto e prossiga.
Parâmetro de faturamento - Confirmação de exclusão