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Tabela-Parametrização de Contrato Acadêmico-Parâmetro de Faturamento

Última modificação à(s) 13/11/2019 16:15 por Leandro Silva

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ Parâmetros de Faturamento

 A interface Parâmetro de Faturamento permite ao usuário definir os parâmetros que poderão ser utilizados na criação de contratos de pagamento mensalidades para os cursos de um instituição. Esta tela é acessível através do menu Tabela > Parametrização de Contrato Acadêmico > Parâmetro de Faturamento.​

Menu-ParametrosdeFaturamento.png

Parâmetro de Faturamento - Menu


 Após selecionar o menu destacado acima, o sistema irá exibir a seguinte interface:

Interface-ParametrosdeFaturamento.png

Parâmetro de Faturamento - Interface


 Nota

​    As funções básicas da barra de ferramentas são compatíveis com essa interface. A descrição detalhada dessas funções, padronizadas em todos os programas do ​SAGRES Financeiro​, podem ser conferidas clicando aqui​.

​Barra de Ferramentas Padrão do SAGRES Financeiro​​


 Visualização e alteração de Parâmetros de Faturamento

 Para visualizar e alterar parâmetros de faturamento o usuário precisa, inicialmente, selecionar o Período de referência. Após fazer esta seleção acionar o botão Recuperar Botão Recuperar.png para que o sistema retorne ​​os parâmetros de faturamento definidos para este período.​​​​​​ Ao selecionar um dos parâmetros retornados pela busca a interface irá exibir as características do mesmo nas pastas DetalhesCurso Complemento.​ 

Segue exemplo de busca de parâmetro:

 

Parâmetro de Faturamento - Pesquisa de parâmetros


 Todas as informações do parâmetro de faturamento estão dentro das pastas citadas acima e o usuário pode alterá-las de acordo à necessidade. As definições de cada um dos campos presentes nestas pastas está no tópico a seguir.

 Criação de parâmetro de faturamento

 Para gerar um novo parâmetro de faturamento, o usuário deve selecionar um Período de referência, como ilustra a animação do tópico acima, clicar​ na tabela de Descrição, no topo da interface, e então acionar o botão Adicionar ou Inserir. Ao realizar este procedimento a interface irá habilitar as pastas e os seus respectivos campos. Nos tópicos que seguem, será explicado o que deve ser inserido em cada um destas pastas e campos para que o parâmetro seja gerado de forma correta.


 Nota

    Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.


  • Pasta Detalhes


Parâmetro de faturamento - Pasta Detalhes

    • ​Na moldura Descrição:

      • Para criar um novo parâmetro de faturamento, comece definindo um nome para a Descrição* do parâmetro;

      • E escolha uma das Empresas cadastradas ou defina​ uma nova no menu Cadastro > Empresas.


Parâmetro de faturamento - Pasta Detalhes - Moldura Descrição
    • ​Na moldura Parcelas a pagar:

      • Em seguida defina o Número de parcelas* do contrato;

      • Informe a porcentagem, o Juros e o Tipo de juros da Entrada em relação ao valor do contrato;

      • Informe também o Dia de vencimento* e se o Mês de referência será o anterior ao de vencimento;

        • Caso o mês de referência seja o anterior marque a caixa de seleção Mês de referência anterior ao de vencimento para que o cálculo seja feito baseando-se no mês passado;

      • E defina quantas Parcelas precisam ser liquidadas para a confirmação da matrícula.


Parâmetro de faturamento - Pasta Detalhes - Moldura Parcelas a pagar
    • ​Na moldura Valor:

      • Escolha a forma como este valor será definido no campo Cálculo por:

        • ​Os tipos disponíveis no sistema são: Valor Fixo. Atividade curricular, Carga horária, Cre​ditação, Curso, Faixa de atividade curricular, Regra específica e Tipo de atividade​;

        • Se o tipo de cálculo solicitar, preencha o campo referente ao valor do curso;​

      • Por último, defina a Moeda que será utilizada para os registros.


Parâmetro de faturamento - Pasta Detalhes - Moldura Valor
    • ​​Na moldura Dados do contrato:

      • O usuário pode definir se os contratos gerados com estes parâmetros serão utilizados num Único período letivo* ou se serão utilizados em Múltiplos períodos*;

        • ​​​​​​​Para adicionar um período letivo clique sobre o campo referente aos períodos, acione os botão Adicionar ou Inserir e escolha um dos períodos cadastrados​.​​

      • Informe a referência do Período de cálculo e os campos de Vigência que serão preenchidos automaticamente;

      • O Modelo do contrato deve ser redigido previamente, para saber como funciona acesse a página Manual de Modelo de Contrato​;

      • Escolha o Convênio bancário da instituição;

      • Defina a Multa e os Juros que serão aplicados aos títulos do contrato;

      • Selecione o Plano de contas ao qual os títulos estarão associados;

      • Para o Layout de boleto necessário consultar o Gestor/ Técnico responsável pelo Sagres na sua Instituição.;

      • Defina o Número de parcelas que terão boletos emitidos na matrícula de calouros;

      • Defina quais serão as Parcelas que não receberão descontos na matrículas de calouros;

      • Defina um tipo de desconto para o parâmetro escolhendo entre os marcadores Desconto de antecipação definido por Curso/Polo/Turno ou Grupo de descontos específicos. O primeiro concede desconto para pagamentos antes do prazo de vencimento, já no segundo podem ser definidos descontos específicos ou nenhum desconto;

      • O usuário também poderá: Atribuir modelo de contrato para ingressantes a partir de uma determinada data:

        • Além disso é possível configurar o sistema para Não atribuir desconto para clientes com este modelo de contrato.

      • Ou permitido permitir que o cliente emita qualquer boleto referente ao pagamento via Web.

      • Ao marcar a caixa de seleção é  permitido Bloquear a emissão de boletos para inadimplentes via web;

      • Ao selecionar a última opção é permitido Independente do valor do contrato, o valor da primeira parcela será calculado considerando o valor padrão do curso.


Parâmetro de faturamento - Pasta Detalhes - Moldura Dados do contrato

  • Pasta Curso

    • Na tabela de Cursos serão definidos os cursos cujos contratos poderão ser gerados a partir desse parâmetro, para adicionar um novo curso acione os botão Adicionar ou Inserir e uma nova linha será exibida na tela. Nesta linha defina:

      • Na coluna Curso*, selecione o curso cadastrado que poderá ter seu contrato criado com este parâmetro;

      • Na coluna Turno, defina os turnos do curso nos quais este parâmetro poderá ser usado;

      • Na coluna Unidade de apoio​, selecione o polo onde o curso com este parâmetro é ser ofertado. Se o curso não for ofertado no polo selecionado, o sistema emitirá um alerta;

      • Na coluna Período de ingresso, caso queira aplicar uma situação específica a alunos de um determinado período, cadastre uma nova linha com o deste Curso e escolha este período específico. De outra forma, escolha o valor "<Todos>";

      • Nas coluna Valor do curso e Valor do desconto, defina o valo​r que será empregado nos contratos gerados por este parâmetro de faturamento;

      • As demais colunas são de preenchimento automático do sistema.​


Parâmetro de faturamento - Pasta Curso
    • Pasta Complemento

      • ​Por padrão esta tela não estará habilitada e o usuário deverá utilizá-la caso deseje cobrar um serviço ao grupo de cursos que terão seus contratos gerados por este parâmetro de faturamento. Uma situação onde esta tela pode ser usada é quando a faculdade esteja vendendo um material/serviço que é indispensável às atividades do curso. Para configurar esta cobrança:

        • ​​O campo Descrição do incremento deve ser preenchido com uma frase que identifique o motivo da cobrança;

        • ​O campo Valor deve ser preenchido com o preço a ser cobrado pelo material/serviço cedido pela instituição;

        • O Plano de contas escolhido deve ser um plano de contas específico para esta situação de modo que, posterirormente seu rendimento seja analisado;

        • Definir o Intervalo de parcelas em que o valor deste complemento será cobrado;

        • Definir o Intervalo de período apto dos alunos que terão de pagar este complemento.


    Parâmetro de faturamento - Pasta Complemento


     Após seguir estas instruções acione o botão Salvar na barra de tarefas ou no menu Registro, se todos os campos foram preenchidos corretamente o sistema irá registrar o novo parâmetro de faturamento, caso contrário, ele emitirá alertas informando em qual campo o usuário deve resolver a inconsistência.


     Exclusão de Parâmetro de faturamento

    ​ Para excluir um Parâmetro de faturamento o usuário deve:

      Fazer a busca pelo período de referência, assim como é visto na animação do tópico sobre Visualização e Alteração de Parâmetros de faturamento, selecionar o parâmetro que deseja excluir e em seguida acionar o botão Excluir. Ao realizar esta ação o sistema irá emitir uma tela de confirmação, analise se o parâmetro selecionado é o correto e prossiga.


    Parâmetro de faturamento - Confirmação de exclusão