Tabela - Situação da Solicitação de Serviços
Tabela na qual é possível cadastrar as descrições dos possíveis estados para as Solicitações de Serviços requisitadas pelos Alunos a Instituição, por exemplo: Aprovada, Reprovada, Pendente e Concluída. Acessível pelo menu Tabela > Serviços > Situação da Solicitação no Sagres Acadêmico.

Menu da Tabela Situação da Solicitação de Serviços
A inclusão de informações nesta tabela é pré-requisito para as seguintes rotinas: Solicitar serviços para Alunos (Sagres Diário, perfil do Secretário), Solicitações (Sagres Acadêmico, perfil do Secretário), Cadastrar solicitações de serviços (Sagres Diário, perfil do Aluno), Acompanhamento de Solicitações (Sagres Acadêmico, perfil do Secretário) e Acompanhamento de Solicitações (Sagres Diário, perfil do Aluno).
Para acessar essa interface, o usuário deverá clicar sobre o menu especificado acima, e o sistema apresentará a interface Situação da Solicitação, com as Descrições, uma coluna com caixa de texto ao está marcada indica que a avaliação já foi Concluída e a Situação Final que indica qual o resultado final atribuída a descrição.

Interface Situação da Solicitação
Na interface apresentada temos 3 botões que permitem executar algumas ações:
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de uma nova situação. O botão Remover permitirá que o usuário elimine uma ou mais situações já cadastradas. E, finalmente, o botão Restaurar, que permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Inclusão de Situação
Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará uma nova linha no final da lista presente na interface Situação da Solicitação. Nela o usuário deverá informar os dados da nova situação da solicitação e em seguida acionar o botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso" e a nova situação da solicitação aparecerá na tabela.
Preparando a inclusão de uma nova situação de solicitação
Nessa interface o usuário deverá informar:
- Descrição * - O nome do estado da solicitação;
- Concluído - Indica se o processo de solicitação foi concluído, caso não esteja concluído a situação final não poderá ser definida;
- Situação Final - Indica se a solicitação foi Aprovada ou Reprovada, esta coluna só estará habilitada se a solicitação esteja concluída.
Atenção
O campo Descrição é um campo de preenchimento obrigatório. Caso esta regra não seja obedecida o sistema irá emitir mensagens de alerta.
Exemplo de alerta de preenchimento obrigatório
Alteração de Situação de Solicitação
Para alterar uma ou mais situações, o usuário deverá alterar as informações das linhas com as situações a serem alteradas e acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Caso não ocorreram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Exclusão de Situação de Solicitação/Restauração das informações
Para excluir uma ou mais situações, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as situações a serem excluídas ou, se quiser excluir todas as situações exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Descrição/Concluído/Situação Final, para que o sistema marque todas as situações e em seguida clicar no botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas e acionar o botão Salvar, para que as informações sejam realmente excluídas do sistema. Caso não ocorreram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso" e a descrição não será mais vista na tabela. Para restaurar as informações excluídas, o usuário deve clicar no botão Restaurar antes de Salvar a exclusão feita.

Preparando a exclusão de uma situação de solicitação
Atenção
Caso o usuário solicite a exclusão de uma Situação de Solicitação referenciada por uma Solicitação já cadastrada, o sistema emitirá uma mensagem de alerta, impedindo Salvar o registro. Portanto, não será possível excluir esse registro vinculado.
Exemplo de alerta de Situação de Solicitação em uso