Aquisição - Pedidos
Acessível pelo menu Aquisição => Pedidos.
Interface que faz parte da rotina de Aquisição e serve para cadastrar os pedidos das obras. Os pedidos podem envolver diferentes fornecedores. Na interface também são apresentadas as cotações realizadas anteriormente. Portanto, o cadastramento prévio das cotações é pré-requisito para o cadastramento dos pedidos. As cotações são realizadas para lotes de obras, com um ou mais títulos, e para cada título, são registradas as cotações em diversos fornecedores.
O usuário deve clicar sobre o menu indicado acima para que o sistema apresente a interface Pedidos.
Interface Pedidos - Tela inicial
Para acessar os dados de um lote (criado na cotação), que terá pedidos cadastrados, o usuário deve digitar as três primeiras letras da identificação do lote no campo Lote, e em seguida, acionar a função Recuperar.
A interface Pedidos é organizada em 3 pastas: Pedidos, Cotações Item a Item, Cotações do Lote.
Pasta Pedidos

Interface Pedidos - Pasta Pedidos
Nessa pasta registramos Pedidos para o Lote em questão, para os Fornecedores onde ocorreram cotações.
Existem três botões na pasta que auxiliam na inserção das informações.
Botões da interface
Acionando o botão Novo na interface Pedidos, o sistema permitirá incluir um Pedido para um determinado Fornecedor (dentre os que tiveram cotações no Lote em questão), com algumas informações, para depois ocorrer o registro dos detalhes do pedido. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Pedidos já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
Como já foi dito, acionando o botão Novo na interface Pedidos, o usuário poderá inserir um novo Pedido, informando o Fornecedor, e os detalhes do pedido. O sistema apresentará uma nova linha, onde o usuário deverá selecionar um dos Fornecedores onde foram feitas cotações para o Lote, e informar mais alguns dados: No do Pedido, Data do Pedido (o sistema coloca inicialmente a data do dia, mas o usuário poderá alterá-la), a data de Previsão da Entrega, e alguma Observação, e posteriormente poderá informar a Data da Entrega e a Nota Fiscal. Em seguida, o usuário deverá clicar sobre o botão Salvar, para registrar as informações no sistema. Caso não ocorram erros o sistema exibirá a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para registrar os detalhes do Pedido, o usuário deverá clicar sobre o nome "Itens", na linha com os dados do Pedido incluído, para que o sistema apresente uma nova interface onde deverão ser informados os detalhes do Pedido: quais Itens (títulos) serão solicitados (entre os cotados anteriormente), as Quantidades a serem Pedidas, e os Valores dos Pedidos. Posteriormente poderá informar a Qtde. Remetida. No final deverá acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre os detalhes do pedido no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema exibirá a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".

Interface para informar os detalhes do Pedido
Existem três botões na interface de detalhes do Pedido que auxiliam na inserção das informações.
Botões da interface
Acionando o botão Novo na interface de detalhes do Pedido, o sistema permitirá incluir um novo Item no Pedido. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Itens já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Confirmar).
Como já foi dito, para inserir um Item, o usuário deverá acionar o botão Novo na interface de detalhes. O sistema apresentará uma nova linha onde o usuário deverá informar os dados do novo Item (Item (Título), Qtde. Pedida, Valor do Pedido, e posteriormente Qtde. Remetida), e em seguida acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para alterar um Item na interface de detalhes de um Pedido, o usuário deverá modificar os dados do Item desejado, e acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para excluir um ou mais Itens da interface de detalhes de um Pedido, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Itens a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os Itens exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Item/Qtde Cotada/Qtde Pedida/Qtde Remetida/Valor do Pedido para que o sistema marque os Itens exibidos na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para alterar um Pedido na interface Pedidos, o usuário deverá modificar os dados do Pedido desejado, e acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso". Mas, se o usuário quiser alterar dados dos itens de um Pedido, deverá clicar sobre a palavra "Itens" situada no início da linha com os dados do Pedido, para que a aplicação apresente uma interface com os detalhes do Pedido (interface descrita acima), onde o usuário deverá fazer as alterações necessárias, e em seguida clicar sobre o botão Confirmar, para que a aplicação registre as alterações realizadas. Caso não ocorram erros, a aplicação exibirá a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Para excluir um ou mais Pedidos na interface Pedidos, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Pedidos a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os Pedidos exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Fornecedor/No. Pedido/Data do Pedido/Previsão de Entrega/Data da Entrega/Nota Fiscal/Observação para que o sistema marque os Pedidos exibidos na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
Pasta Cotações Item a Item
Interface Pedidos – Pasta Cotações Item a Item
Na pasta Cotações Item a Item, o usuário poderá observar quais são as obras que fazem parte do lote, e clicando sobre o título da obra, ele poderá observar, numa nova interface, quais foram as cotações dos diversos fornecedores para aquela obra (veja figura abaixo), portanto, essa pasta é apropriada para uma comparação das cotações de cada título.

Cotações de uma determinada obra do lote em diversos Fornecedores
Pasta Cotações do Lote
Na pasta Cotações do Lote o usuário poderá observar os valores totais das cotações em diversos fornecedores, e se quiser saber detalhes sobre uma cotação, basta clicar sobre o nome do fornecedor desejado, e o sistema apresentará uma interface com as informações desejadas.
Interface Pedidos - Pasta Cotações do Lote

Detalhes da Cotação de um fornecedor
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