Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
TecnoTRENDS - Tecnologia Educacional

Aquisição

Última modificação à(s) 29/01/2020 17:20 por Tássia Silva

​​Aquisição ​

  

   O rotina Aquisição é responsável pelo gerenciamento do processo de aquisição dos exemplares que  irão compor o acervo da Instituição. Nela é possível cadastrar as sugestões dos leitores, analisá-las, dar pareceres, fazer cotações com diversos fornecedores, gerar solicitações de compra,  encaminhar pedidos, para depois, na fase seguinte, de Catalogação, registrar o recebimento do exemplar. 

Para conhecer as etapas da rotina, clique sobre o nome da etapa, ressaltado com cores, no texto abaixo. 
 

O módulo de Aquisição é composto pelas seguintes  etapas: 

 

ETAPA DE SUGESTÕES

  •  Inicialmente ocorre o cadastramento das sugestões de novos títulos, feito pelos leitores através do bibliotecário (o leitor também pode executar esta função através da web), para indicar a necessidade de novos exemplares de obras já existentes no acervo, ou de novas obras que ainda não constam no acervo da Instituição. Esse cadastro servirá de base para que o bibliotecário ou o responsável pelas aquisições, perceba as necessidades dos leitores com relação ao acervo existente;
  •   Em seguida, ocorre a análise das sugestões pelo bibliotecário ou responsável pelas aquisições, com a consequente emissão de emissão de pareceres, acatando ou não as sugestões cadastradas; 

ETAPA DE COTAÇÃO

  •  O bibliotecário ou o responsável pelas aquisições realiza uma pesquisa de mercado, para levantar possíveis fornecedores e preços; 

ETAPA DOS PEDIDOS  

  • Finalmente é possível fazer o cadastramento dos pedidos para cada fornecedor, baseados nas cotações obtidas, de forma a escolher a melhor aquisição; 
  • A biblioteca recebe os exemplares adquiridos, que deverão ser Catalogados;