Aquisição
O rotina Aquisição é responsável pelo gerenciamento do processo de aquisição dos exemplares que irão compor o acervo da Instituição. Nela é possível cadastrar as sugestões dos leitores, analisá-las, dar pareceres, fazer cotações com diversos fornecedores, gerar solicitações de compra, encaminhar pedidos, para depois, na fase seguinte, de Catalogação, registrar o recebimento do exemplar.
Para conhecer as etapas da rotina, clique sobre o nome da etapa, ressaltado com cores, no texto abaixo.
O módulo de Aquisição é composto pelas seguintes etapas:
ETAPA DE SUGESTÕES
Inicialmente ocorre o cadastramento das sugestões de novos títulos, feito pelos leitores através do bibliotecário (o leitor também pode executar esta função através da web), para indicar a necessidade de novos exemplares de obras já existentes no acervo, ou de novas obras que ainda não constam no acervo da Instituição. Esse cadastro servirá de base para que o bibliotecário ou o responsável pelas aquisições, perceba as necessidades dos leitores com relação ao acervo existente;
Em seguida, ocorre a análise das sugestões pelo bibliotecário ou responsável pelas aquisições, com a consequente emissão de emissão de pareceres, acatando ou não as sugestões cadastradas;
ETAPA DE COTAÇÃO
ETAPA DOS PEDIDOS
Finalmente é possível fazer o cadastramento dos pedidos para cada fornecedor, baseados nas cotações obtidas, de forma a escolher a melhor aquisição;
A biblioteca recebe os exemplares adquiridos, que deverão ser Catalogados;