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Configurações - Parâmetros - Geral

Última modificação à(s) 28/12/2020 14:27 por Sarah Bonfim

​​​​​​Configurações Parâmetros - Geral

 

 
A interface de Configuração dos Parâmetros do Sistema é utilizada para definir alguns comportamentos desejáveis no sistema em determinadas situações. Esta interface está disponível através do menu Configurações > Parâmetros > Geral. A configuração dos Parâmetros do Sistema está dividida em 7 pastas: Geral, Integração Módulos SAGRES, Importação MARC, Mensagens Portal, WEB, Recibos, e Etiquetas.
 
 
Parâmetros do Sistema - Pasta Geral
  
A pasta Geral agrupa os parâmetros de uso geral do sistema.
 
Configurações_Parâmetros_Pasta Geral.png
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta Geral 
 
Cada parâmetro tem impacto sobre determinado aspecto do sistema. A seguir são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o sistema:
 
  • Considerar Sábado como dia útil: marcar esta opção faz com que o sistema considere Sábado como dia útil no cálculo das datas de devolução de exemplares e da quantidade de dias de atraso na devolução;
  • Considerar apenas dias úteis no cálculo do atraso: marcar esta opção faz com que o sistema considere apenas os dias úteis no cálculo de dias de atraso de uma devolução;​
  • Considerar apenas dias úteis no cálculo da devolução: marcar esta opção faz com que o sistema considere apenas os dias úteis no cálculo da data de devolução;
  • Permitir consultar obras reservadas: marcar esta opção faz com que o sistema permita que exemplares reservados sejam emprestados para consulta na própria biblioteca;
  • Exibir Biblioteca e Usuário no rodapé: marcar esta opção faz com o sistema exiba a Biblioteca selecionada para trabalho e o Usuário conectado ao sistema no rodapé do sistema;
  • Nº de Tombo Automático: marcar esta opção faz com que o sistema gere um número de tombo sequencial, com o mesmo valor do código do exemplar, para cada novo exemplar cadastrado;
  • Utilizar senha de empréstimo: é solicitada uma senha para que o empréstimo seja validado;
  • Nº de itens na emissão de recibos: deve-se informar a quantidade máxima de empréstimos/devoluções que serão exibidas para seleção na interface de emissão de recibos;
  • Tempo de espera para um exemplar: define o tempo de espera para emprestar um exemplar;
  • Empréstimos consecutivos por exemplar: limita o número de empréstimos consecutivos de um mesmo exemplar;
  • Forma de Catalogação: selecionar a forma de catalogação de Obras utilizadas pela Instituição. As opções possíveis são CDD e CDU;
  • Filas de Reserva – Intervalo de Monitoração (minutos): intervalo em que o sistema fará verificação da fila de reserva para que as reservas que já ultrapassaram o tempo de reserva sejam canceladas automaticamente;
  • Filas de Reserva – Limite de Espera (horas): neste campo deve-se indicar a quantidade de horas que o leitor tem para emprestar um exemplar que está disponível para ele já que ele é quem tem atualmente a prioridade numa fila de reserva. Passado esse tempo, outro leitor passa a ter a prioridade sobre o exemplar;
  • Filas de Reserva – Considerar outras edições da obra na atualização: marcar esta opção faz com que o sistema considere todas as edições da obra ao atualizar as filas de reserva, isto é, quando marcada, o leitor ficará na fila de reserva da obra, caso contrário ficará na fila da obra/edição;
  • Forma de Numeração dos Exemplares: selecionar a forma numeração dos Exemplares. As opções possíveis são Por Obra e Por Título. A numeração por Obra é feita sequencialmente considerando-se uma ​edição, enquanto a numeração por Título é feita sequencialmente considerando-se todas as edições da obra;
  • Forma de Organização da Biblioteca: define a forma na qual a biblioteca organiza fisicamente seus exemplares. As opções possíveis são por Área de Conhecimento e por Cutter;
  • Tela de devolução: neste campo deve-se indicar se a devolução de exemplares deve ser efetuada por Leitor, por Exemplar ou Ambos;
  • Limite da quantidade máxima de empréstimos: Determina se o limite de empréstimos definido nas regras para tipo de leitor-tipo de obra será um limite único (Geral) ou por biblioteca (para cada biblioteca o leitor poderá fazer empréstimos até o limite estabelecido).
  • Bônus - Utiliza bonificação: Determinar se a instituição utiliza o sistema de bonificação. Se um leitor devolve um exemplar antes do prazo de entrega, ele acumula pontos que poderão ser futuramente utilizados ​para fazer empréstimos acima do limite permitido;
  • Bônus – Bônus/exemplar: Quantidade de pontos necessária para o empréstimo de 1 exemplar acima do limite;
  • Bônus – Validade bônus (meses): Prazo, em meses, para se utilizar a bonificação. Ao devolver o exemplar antes do prazo, o leitor recebe uma quantidade de pontos. Esta quantidade de pontos vale a quantidade de meses aqui estipulada;
  • Limitar a X a quantidade de renovações consecutivas do mesmo empréstimo: determinar quantas vezes consecutivas o leitor pode renovar o mesmo exemplar através do módulo Windows;
  • Visualizar apenas empréstimos da biblioteca do usuário: selecionar esta opção significa que, na interface de empréstimos, só será possível visualizar os empréstimos feitos na biblioteca onde o usuário é cadastrado. Desmarcada essa opção, todos os empréstimos feitos pelo usuário serão listados, independente da biblioteca em que este foi efetivado;
  • Considerar volumes diferentes da mesma obra como um empréstimo: caso o leitor tome emprestado 2 exemplares que na verdade sejam 2 volumes diferentes da mesma obra, o sistema irá considerar como sendo apenas 1 empréstimo. Esta informação será utilizada na verificação do limite de empréstimos;
  • Utiliza o campo observação na tela de reserva: indica se vai haver ou não um campo de observação na interface de reserva;
  • ​Rótulo do campo Observações: Ao marcar a opção anterior (utiliza o campo observação na tela de reserva), este campo é habilitado para que seja especificado o conteúdo que aparecerá. Esse campo pode ser utilizado de acordo com a necessidade do usuário. Se a opção anterior estiver desmarcada, esse campo não é visível;
Nota

Limitar a quantidade de renovações consecutivas do mesmo empréstimo: Lembrar que existe parâmetro correspondente na pasta de definição de parâmetros WEB. O limite definido na interface de parâmetros (pasta Geral) é o limite máximo, que engloba renovações presenciais e via WEB. Mensagens são emitidas nas tentativas de extrapolar este limite. 

 
Veja também

 
Parâmetros do Sistema - Pasta Integração Módulos Sagres
 
 
pasta Integração Módulos SAGRES agrupa os parâmetros utilizados na integração entre o SAGRES Acervo e os demais módulos SAGRES.
  
Configurações_Parâmetros_Pasta Integração Módulos Sagres.png
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta Integração Módulos SAGRES 
 
A seguir são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o sistema: 
 

      Sistema Acadêmico utilizado pela Instituição

Opções: Sagres Acadêmico,  Nenhum ou Outro.

      Se a opção é o Sagres Acadêmico: 

  • Empréstimo condicionado à matrícula do Aluno: marcar esta opção faz com que o sistema não permita a efetivação do empréstimo ou reserva se o aluno não estiver matriculado. Esta opção só terá efeito se a Instituição também possuir o SAGRES Acadêmico;
  • Permitir empréstimo aos Alunos ativos não matriculados: marcar esta opção faz com que o sistema, apesar de ter o empréstimo condicionado à matrícula do aluno, permita a efetivação do empréstimo ou reserva se o aluno não estiver matriculado, porém ativo (exemplo: período de férias). Esta opção só terá efeito se a Instituição também possuir o SAGRES Acadêmico;
  • Permitir empréstimos aos Alunos de curso de férias: marcar essa opção faz com que o sistema permita a efetivação do empréstimo ou reserva para alunos que estão fazendo algum curso de férias. Esta opção só estará disponível se a Instituição também possuir o SAGRES Acadêmico;
  • Carteira para leitor condicionada à matrícula: marcar esta opção faz com que o sistema não permita a impressão da carteira de leitor do tipo Aluno se este não estiver matriculado. Esta opção só estará disponível se a Instituição também possuir o SAGRES Acadêmico;
  • Bloquear empréstimos aos Alunos que concluíram o currículo: marcar esta opção faz com que o sistema não permita a efetivação de empréstimos a alunos que já concluíram o currículo. Esta opção só terá efeito se a Instituição também possuir o SAGRES Acadêmico;
  • Exibir Curso e Situação do Aluno no Zoom dos Leitores: se marcado indica que o Curso e a Situação dos Alunos serão exibidos no Zoom dos Leitores;
 
      Sagres Boleto 
  • Integração com o SAGRES Boleto: a integração com o SAGRES Boleto permitirá que as multas geradas pelo sistema possam ser emitidas através de um boleto bancário.
 
      Financeiro
  • ​Sistema: Indica com qual sistema o Acervo é integrado, sendo que os parâmetros variam de acordo com a integração definida.
    • Sagres Financeiro:
      • Transferir multa para o sistema Financeiro: as multas serão transferidas para o Sagres Financeiro;
      • Verificar apenas débitos referentes à multa: indica se o sistema deve verificar apenas multas geradas pelo Acervo ou qualquer pendência financeira;
      • Bloquear empréstimos aos leitores com títulos: indica se o bloqueio do empréstimo deve ocorrer quando houver títulos de biblioteca em atraso ou em aberto no Financeiro;
      • Tolerância para verificação de débitos (dias): indica os dias de tolerância no atraso da mensalidade do leitor para não impedir empréstimos;
Nota:

Quando o parâmetro “Bloquear empréstimos aos leitores com títulos” estiver marcado como “em aberto” no Sagres Acervo, o parâmetro "Gera um novo título para cada crédito da biblioteca" também deve está marcado no Sagres Financeiro, menu Parâmetros ==>Geral, pasta Biblioteca,  garantindo que para cada multa será criado um título específico.  
  
    • ​​​Sagres Mensalidade
      • Incluir multa no carnê de mensalidade: as multas devem ser incluídas no carnê de Mensalidade;
    • ​​ Nenhum: Se o Acervo não possuir integração com nenhum sistema financeiro, as opções acima citadas tornam-se indisponíveis;
 
Veja também 
 
Parâmetros do Sistema - Pasta Importação MARC
  
 
Os parâmetros da pasta Importação MARC são os campos que se deseja preencher na opção complementar, da interface Obras. 

Configurações_Parâmetros_Pasta Importação MARC.png
Interface  dos Parâmetros do Sistema – Pasta Importação MARC
Veja também 
  
Parâmetros do Sistema - Pasta Mensagens do Portal
 
 
A pasta Mensagens Portal agrupa os parâmetros utilizados no envio de mensagens aos leitores em determinadas situações. 

Configurações_Parâmetros_Pasta Mensagem Portal.png
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta Mensagens do Portal
 
 
A seguir são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o sistema:
 
  • Mensagem automática de chegada de exemplares (do interesse do Leitor): marcar esta opção possibilita e emissão automática de uma mensagem para o Leitor, informando-lhe da aquisição por parte da Instituição, de um exemplar dentro da sua área de interesse.
  • Mensagem automática de obra reservada disponível: marcar esta opção possibilita e emissão automática de uma mensagem para o Leitor, informando-lhe que uma obra reservada por ele já tem um exemplar disponível para empréstimo.
  • Mensagem automática de monitoração de empréstimos: marcar esta opção possibilita e emissão automática de uma mensagem para o Leitor, lembrando-lhe da data de devolução de um determinado empréstimo. É possível definir com que antecedência esse lembrete será enviado.
  • Antecedência monitoração empréstimos (dias): informe, em dias, qual a antecedência da monitoração de empréstimos.
  • Mensagem automática de leitor em débito: marcar esta opção possibilita e emissão automática de uma mensagem para o Leitor, informando-lhe da ocorrência de um débito em seu nome.
  • Mensagem automática de leitor em atraso: marcar esta opção possibilita e emissão automática de uma mensagem para o Leitor, informando-lhe da existência de um empréstimo em atraso.
  • Mensagem automática de monitoração de assinaturas: marcar esta opção possibilita e emissão automática de uma mensagem para a Biblioteca, lembrando-lhe que uma assinatura está com prazo a expirar. É possível definir com que antecedência esse lembrete será enviado
  • Antecedência monitoração assinaturas (dias): informe, em dias, qual a antecedência para a monitoração de assinaturas.
 
Parâmetros do Sistema - Pasta WEB
 
 
A pasta WEB agrupa os parâmetros utilizados no módulo do Leitor.
 
Configurações_Parâmetros_Pasta WEB.png
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta WEB 
 
A seguir são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o módulo do Leitor:
 
  • Permitir reserva de exemplares disponíveis através da Web: marcar esta opção possibilita ao usuário realizar, pelo módulo do Leitor, reservas de exemplares disponíveis.
  • Limitar o número de renovações consecutivas na Web: marcar esta opção possibilita limitar o número de renovações consecutivas pela módulo do Leitor. É possível também, indicar a quantidade permitida dessas renovações.
  • Quantidade máxima de renovações: informar a quantidade máxima de renovações para o módulo do Leitor.
  • Permitir o uso do Contém na consulta por assunto: Indicar se será permitido que o leitor utilize a opção “Contém”, além da opção “Inicia com” na interface de consulta por assunto, no módulo do Leitor. Isso fará com que o leitor possa procurar por obras cujo assunto contenha uma palavra específica, tornando a busca mais ampla, porém pode trazer uma perda significativa da performance da consulta, o que, em se tratando de ambiente web, não é desejável.
  • Permitir exclusão de reservas pelo Leitor: Indicar se será permitido que o leitor exclua suas próprias reservas através da interface de Reservas do módulo do Leitor.
 
Nota

Limitar o número de renovações consecutivas na WEB
: Lembrar que existe parâmetro correspondente na interface de Parâmetros Gerais, pasta Geral. O limite definido na pasta Geral é o limite máximo, que engloba renovações presenciais e via módulo do Leitor. Mensagens são emitidas nas tentativas de extrapolar este limite. 

 
 
Parâmetros do Sistema - Pasta Recibos
 
 
A pasta Recibos agrupa os parâmetros utilizados na impressão de recibos no sistema. 
 
Configurações_Parâmetros_Pasta Recibos.png
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta Recibos 
  
A seguir são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o sistema:
 
  • Recibo de Empréstimo Automático: marcar esta opção faz com que o sistema emita um recibo de empréstimo automaticamente após a realização do empréstimo. Vale ressaltar que ao configurar esta opção, o sistema emite um recibo para os empréstimos confirmados no momento;
  • Recibo de Devolução Automático: marcar esta opção faz com que o sistema emita um recibo de devolução automaticamente após o registro da devolução. Vale ressaltar que ao configurar esta opção, o sistema emite um recibo para as devoluções confirmadas no momento;
  • Retirar Acentuação: marcar esta opção faz com que os recibos de multa, empréstimo e devolução não sejam acentuados;
  • Nº de Vias – empréstimo / Nº de Vias - devolução: determinar o número de vias dos recibos de empréstimos e dos recibos de devoluções que serão impressos em um único comando de impressão;
  • Mensagem do recibo de empréstimo: mensagem personalizada da Instituição para ser exibida no recibo de empréstimo de exemplares.
 
Nota

Está disponível no sistema a opção Configurações de Recibos, que pode ser utilizada para  selecionar um grupo de recibos para ser utilizado pela Biblioteca. Também existe a opção Grupo de Configurações de Recibosonde são definidos os grupos de recibos disponíveis para cada Biblioteca. 

 
 
Veja também
 
 
Parâmetros do Sistema - Pasta Etiquetas 
 
 
A pasta Etiquetas agrupa os parâmetros utilizados na exibição de etiquetas no sistema.
 
Configurações_Parâmetros_Pasta Etiquetas.png
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta Etiquetas  
 
A seguir são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o sistema:
 
  •  Emitir Etiquetas Automaticamente ao Cadastrar Exemplar: marcar esta opção faz com que o sistema emita as etiquetas de identificação e localização do exemplar automaticamente após o cadastro do mesmo;
  • Código de barra de exemplares: Nessa opção, deve ser escolhido o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de código de barra de exemplares. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema.
  •  Identificação de exemplares: Nessa opção, deve ser escolhido o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de identificação de exemplares. Este modelo será usado também na interface de cadastro de exemplar. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema.
  • Identificação de leitores: Nessa opção, deve ser escolhido o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de identificação de leitores. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema.
  • Endereço de leitores: Nessa opção, deve ser escolhido o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiqueta de endereço de leitores. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema.
  •  Localização de exemplares: Nessa opção, deve ser escolhido o modelo de layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de localização de exemplares. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema.
  • Localização de exemplares com número de edição: Nessa opção, deve ser escolhido o modelo de layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de localização de exemplares, quando selecionamos a opção: Imprimir número da edição. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema.
  • Identificação de obras: Nessa opção, deve ser escolhido o modelo de layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de obras, quando selecionamos a opção: Identificação. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema.
  • Código de barra de obras: Nessa opção, deve ser escolhido o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de obras, quando selecionamos a opção: Código de Barra. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
  • Localização de obras: Nessa opção, deve ser escolhido o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de obras, quando selecionamos a opção: Localização. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema.
  • Localização de obras com no. de edição: Nessa opção, deve ser escolhido o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de obras, quando selecionamos a opção Localização e a opção "Imprimir número de edição". Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema.

 

Veja também