Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
TecnoTRENDS - Tecnologia Educacional

Home

Última modificação à(s) 29/01/2020 14:09 por Laura Alvim
​​​​​



Acervo.png

 ​​Apresentação​​​  


O SAGRES Acervo é o módulo da solução SAGRES que visa automatizar o processo de administração do acervo bibliográfico da Instituição. Esta automatização se dá desde o processo de cadastramento de sugestões pelos leitores, cotação de pedidos pelos bibliotecários junto aos fornecedores, aquisição dos exemplares, passando pela sua catalogação, e culminando no controle da circulação, gerenciando empréstimos, reservas e sanções. O software é ainda capaz de realizar o controle de periódicos, cadastrando e gerenciando inclusive as assinaturas.

O sistema possibilita o envio de mensagens automáticas para seus usuários, como mensagens sobre a chegada de novos títulos em suas áreas de interesse, posicionamento em fila de reserva, notificação por atraso na entrega de exemplares, etc. É possível, também, por parte do leitor, a consulta ao acervo da instituição, a efetuação de reservas e a renovação de empréstimos, além da disponibilização de informações como: empréstimos realizados e seus respectivos prazos, atrasos na devolução de exemplares, reservas efetuadas e suas datas de liberação.
 
 
O SAGRES Acervo é dividido em dois ambientes: 
Ambiente do Bibliotecário
 
Neste ambiente o SAGRES Acervo oferece uma ferramenta voltada para o aspecto gerencial da Biblioteca. Neste módulo, o sistema permite: o controle do processo de aquisição de exemplares, a catalogação das obras e seus exemplares, o gerenciamento das assinaturas dos periódicos, o controle dos empréstimos e devoluções, a emissão de recibos de multa e registro dos pagamentos, e permite ainda a emissão de relatórios que auxiliam o gerenciamento da Biblioteca.
 
Ambiente do Leitor
 
Através do ambiente do leitor, os usuários poderão acessar serviços providos pelo SAGRES Acervo, desde que possuam direitos de acesso aos serviços, definidos através de direcionamentos no SAGRES Portal (perfil do usuário). Nele os leitores fazem consultas ao acervo das diversas bibliotecas da instituição, realizam reservas e consultam sua situação, no que diz respeito aos empréstimos, reservas vigentes, atrasos e suas possíveis punições. 
 
Objetivos
 
Totalmente compatível aos padrões MARC e AACR2, o SAGRES Acervo é uma ferramenta eficaz de apoio ao profissional bibliotecário no seu trabalho diário, além de oferecer aos leitores da instituição serviços modernos e eficientes. É um software capaz de gerenciar várias bibliotecas simultaneamente, aumentando a qualidade do atendimento ao leitor e também das informações gerenciais que se fizerem necessárias.

Funcionalidades
 
Dentre as principais funcionalidades que o SAGRES Acervo apresenta, podem ser destacadas as seguintes: 
 
§  Permitir ao bibliotecário cadastrar as obras, utilizando padrões internacionais de catalogação (MARC e ISO 2709):
A utilização do padrão MARC, combinado com a regra de estruturação ISO 2709, na catalogação de obras possibilita o intercâmbio de informações entre as bibliotecas. Trata-se de uma representação padronizada do registro bibliográfico, de forma que as diferentes instituições, utilizando até mesmo sistemas diferentes, possam ler tais registros. Isso elimina a necessidade de recadastramento dos dados, ou seja, não há a necessidade de catalogar aquilo que alguém já catalogou.
 
§  Permitir o aproveitamento de obras já cadastradas em outras bibliotecas, através da importação de registros, poupando o bibliotecário do retrabalho:
A rotina de importação de registros, através da leitura de um arquivo no formato MARC, carrega na base de dados registros de obras que podem ser aproveitados para a sua catalogação no acervo da instituição.
 
§  Permitir o cadastro dos diversos tipos de obra aceitos pelo padrão MARC:
É possível cadastrar diversos tipos de obra, de acordo com as necessidades da Biblioteca. A esses tipos de obra deverá ser atribuída uma categoria prevista pelo padrão MARC. Estas categorias são: Texto, Vídeo, Mapa, Arquivo de Computador, Material Gráfico e Artigo.
 
§  Permitir o cadastro dos exemplares das obras:
Cadastro de informações que identificam e qualificam o exemplar. Aqui se cadastram os exemplares que poderão ser emprestados aos leitores. O cadastro poderá ser vinculado a uma aquisição por pedido previamente cadastrado no sistema.
 
§  Permitir a emissão de etiquetas de identificação e localização dos exemplares da biblioteca:
É possível emitir as etiquetas de localização e identificação de todos os exemplares cadastrados no sistema.
 
§  Permitir o cadastro de leitores de diversos tipos:
O cadastro de tipos de leitores é importante para definir categorias de leitores. A estas categorias poderão ser atribuídas características que as diferenciam umas das outras. Neste ponto, definimos uma possível integração com o módulo SAGRES Acadêmico, ao definirmos o tipo de usuário do leitor, que pode ser um aluno ou um professor já cadastrado no SAGRES Acadêmico. Ao se cadastrar um novo leitor, é possível indicar quais são as suas áreas de interesse.
§  Permitir a emissão de etiquetas de identificação dos leitores;
 
§  Permitir o cadastro de regras de circulação que dizem respeito aos empréstimos, reservas e sanções:
É possível cadastrar, para cada combinação tipo de leitor x tipo de obra, regras relativas a permissões e prazos de empréstimos, formas e valores de punições e permissões de reservas.
 
§ Permitir ao bibliotecário o cadastro de empréstimos, renovações e devoluções de exemplares:
Total controle sobre os empréstimos, devoluções e renovações de empréstimos. Ao se dar entrada em um novo empréstimo ou renovação de empréstimo o sistema calcula automaticamente a data prevista para a devolução de acordo com o tipo de leitor e o tipo de obra que está sendo emprestada. A verificação e o cálculo do valor de uma possível punição e feito automaticamente após o registro de uma devolução. A emissão dos recibos pode ser feita, se assim desejado, de forma automática, após o registro do empréstimo ou devolução.
 
 § Emitir recibos de empréstimo, devolução e renovação de exemplares:
Caso não se deseje a emissão automática dos recibos de empréstimo, devolução e renovação, é possível emiti-los em outro momento, que não o momento do empréstimo, devolução ou renovação.
 
§  Emitir guias para o pagamento das multas na própria instituição e recibo de suspensão de leitores:
Assim como os recibos de empréstimo, devolução e renovação, a guia para pagamento de multa e os recibos de suspensão de leitor podem ser emitidos separadamente.

§ Permitir ao Bibliotecário o Controle da Aquisição de Novos Exemplares, Cadastrando as Solicitações, Fazendo Cotações com Diversos Fornecedores, e Confirmando os Pedidos:
O bibliotecário ou responsável pode controlar todo o processo de aquisição de novos exemplares pela Instituição. Pode ter acesso a sugestões feitas pelos leitores, registrar solicitações de aquisição, cadastrar cotações feitas com os diversos fornecedores previamente cadastrados, analisar as melhores opções de compra e efetivar os pedidos aos mesmos fornecedores. Após a confirmação de chegada do exemplar pedido, ele pode cadastrar o exemplar vinculando-o a tal pedido.

§  Permitir ao bibliotecário o controle das assinaturas de periódicos, cadastrando as assinaturas e controlando as entregas:
É possível cadastrar as assinaturas de periódicos. Representante responsável pela entrega, data de início e término do contrato de assinatura e quantidade de exemplares a serem entregues são algumas das informações que serão registradas aqui. Ao confirmar o cadastro, o sistema gera automaticamente as previsões de entrega, baseando-se na frequência do periódico e nas datas de início e fim do contrato.
 
§  Disponibilizar relatórios e estatísticas da movimentação do acervo bibliográfico:
O bibliotecário tem em mãos diversos relatórios e gráficos que o servirão de ferramenta para a administração da biblioteca e do seu acervo. O gestor do sistema ainda tem a sua disposição uma ferramenta para que ele possa gerar os relatórios que se fizerem necessários no dia-a-dia das bibliotecas da Instituição.
 
§  Disponibilizar ao leitor um mecanismo rápido para a consulta ao acervo bibliográfico da Instituição:
O leitor pode, através do ambiente web, consultar as obras que a Instituição dispõe em suas diferentes bibliotecas. Estas consultas podem ser feitas utilizando diferentes palavras chaves para autores, assuntos ou títulos.
 
§  Permitir ao leitor a reserva de obras:
O leitor pode, através do ambiente web, consultar as obras que a Instituição dispõe em suas diferentes bibliotecas. Estas consultas podem ser feitas utilizando diferentes palavras chaves para autores, assuntos ou títulos. Após consultar as obras, o leitor pode fazer, também utilizando o ambiente web, a reserva das obras que lhe interessem. Após a disponibilização da reserva por parte da biblioteca, o leitor tem um prazo, estabelecido pela mesma, para o comparecimento e efetivação do empréstimo.
 
§  Permitir que o leitor cadastre sugestões de aquisição de obras:
É permitido ao leitor, o cadastro de sugestões de aquisição de obras por parte da Instituição. A sugestão pode ser de uma obra especificamente, ou até mesmo de qualquer obra que trate de um determinado assunto.
 
§ Enviar mensagens aos leitores ao chegar novas obras em suas respectivas áreas de interesse:
Ao cadastrar um exemplar de uma nova obra do acervo da biblioteca, os leitores interessados, recebem mensagem de aviso através do e-mail, celular ou tablet, avisando-lhe sobre essa ocorrência. Isto é possível, pois, no registro de uma obra, especifica-se a área de conhecimento que ela abrange, assim como, quando um leitor é cadastrado, suas áreas de interesse são indicadas.
 
§  Enviar mensagens para leitores em atraso:
Os leitores em atraso podem receber, através de e-mail, celular, mensagens alertando-lhes de tal situação. A opção de envio da mensagem é parametrizada.
 
§  Enviar mensagens aos leitores avisando da disponibilidade do exemplar reservado:
Após a devolução de uma obra que tenha fila de reserva, o sistema pode enviar automaticamente uma mensagem através de e-mail, celular para o leitor que estiver no topo da lista, avisando-lhe da disponibilidade do exemplar.

 §  Enviar Mensagens aos Leitores Avisando da ocorrência de débito:
Após a devolução de uma obra que tinha devolução prevista para uma data anterior a corrente, o sistema pode enviar automaticamente uma mensagem através de e-mail ou celular, para o leitor, avisando-lhe da ocorrência de multa. A opção de envio da mensagem é parametrizada.

 §  Enviar Mensagens para Leitores com empréstimos a encerrar:
Os leitores com empréstimo a encerrar podem receber, através de e-mail ou  celular, mensagens alertando-lhes de tal situação. Tanto a opção de envio da mensagem quanto a antecedência com que esta pode ser enviada são parametrizadas. 

 §  Enviar Mensagens para Bibliotecas com Assinaturas a Expirar:
As bibliotecas que possuem assinaturas a expirar podem receber, através de e-mail, mensagens alertando-lhes de tal situação. Tanto a opção de envio da mensagem quanto a antecedência com que esta pode ser enviada são parametrizadas. 

Usuár​ios

São considerados usuários do sistema as pessoas que fazem uso das informações fornecidas pelo SAGRES Acervo. São usuários do SAGRES Acervo os bibliotecários, fornecendo dados e extraindo informações gerenciais, e os leitores, que se beneficiam pelo melhor serviço prestado pela biblioteca em função da existência do sistema, além de interagir com ele, utilizando as funcionalidades disponíveis.
 
Integração

Integração com o SAGRES Portal
 
O SAGRES Portal é o módulo da solução SAGRES que serve como base de apoio a todos os sistemas web da instituição, fornecendo a estes sistemas informações a respeito dos usuários destes sistemas, bem como as suas autorizações de acesso a cada funcionalidade.
Além disso, a integração com o módulo SAGRES Portal faz-se necessária, pois o SAGRES Acervo utiliza o ambiente Web do SAGRES Portal​ para disponibilizar seus serviços, e através do uso do serviço de direcionamento do Portal é possível definir o perfil dos usuários autorizados a utilizar cada um dos serviços providos pelo Acervo.
O Acervo utiliza também o serviço de mensagens do Portal, para que sempre que uma situação pré-determinada ocorra, uma mensagem automática seja enviada para os leitores. Por exemplo, o leitor pode receber uma mensagem assim que uma reserva feita por ele se torne disponível devido à devolução de um exemplar.
 
Integração com o SAGRES Acadêmico
 
O SAGRES Acervo utiliza, informações referentes ao cadastro de alunos e docentes feitas através do SAGRES Acadêmico. Ao se cadastrar um aluno ou docente utilizando-se o SAGRES Acadêmico, este automaticamente é cadastrado como Leitor do SAGRES Acervo.
 
Nota
A sincronização acontece com o auxílio do aplicativo "Sincronização de Leitores", cujo funcionamento precisa estar devidamente configurado nos servidores da instituição.
 
Integração com o SAGRES Financeiro
 
As multas da biblioteca, calculadas pelo SAGRES Acervo, poderão ser visualizadas e controladas através do SAGRES Financeiro. Desta forma, além da cobrança dos débitos ser realizada pelo setor especializado, os relatórios de receita já contemplarão os valores.
 ​
Integração com o SAGRES Auditoria
  
Para que se possa ter um controle das ações dos usuários do sistema, o SAGRES Acervo está integrado ao SAGRES Auditoria. Este módulo é responsável pelo armazenamento das operações executadas pelos usuários, na base de dados. O Gestor do SAGRES Acervo pode utilizar o ambiente de gerenciamento do SAGRES Auditoria para selecionar as tabelas que serão auditadas e para efetuar consultas sobre as ações dos usuários.
 
 
Aspectos de Segurança
 

Devido ao fato de trabalhar em dois módulos separados, um de funcionários e outro de leitores, o SAGRES Acervo utiliza dois modelos distintos de segurança. Para o módulo de funcionários, o SAGRES Acervo utiliza o serviço de segurança provido pelo Taurus 2, enquanto no módulo de leitores o SAGRES Acervo utiliza o método de segurança provido pelo SAGRES Portal denominado “direcionamento”.

Módulo Taurus
  ​
Da mesma forma que os outros módulos SAGRES, o módulo SAGRES Acervo poderá ter as suas principais funções protegidas contra acessos indevidos através do módulo Taurus 2.
Havendo integração com o módulo de segurança Taurus 2, este só permite acesso ao sistema para os usuários cadastrados no mesmo. Além disso, mesmo tendo acesso ao sistema, o usuário estará sujeito a restrições de utilização das funções do módulo, de acordo com os direitos concedidos no Taurus 2. A criação de novos usuários e a concessão de direitos de acesso no Taurus 2 é feita pelo Gestor do SAGRES Acervo.
  
"Direcionamentos" do SAGRES Portal
 
Para permitir aplicação de segurança no ambiente dos leitores, o SAGRES Acervo utiliza o modelo de “direcionamento”. Através do SAGRES Portal é possível que o Gestor do Portal conceda ou restrinja direitos de acesso aos serviços providos pelo SAGRES Acervo. Para o usuário final do SAGRES Acervo, esta aplicação de segurança é transparente, uma vez que o SAGRES Portal só torna disponível para o usuário, através do menu disponibilizado na sua área de trabalho, aqueles itens que o mesmo tenha direito de acesso.
  
Conhecendo o sistema
 
A característica principal de algumas aplicações é a possibilidade da operação normal do sistema não exigir uma determinada ordem no processamento das rotinas que compõem o sistema. No caso do SAGRES Acervo, que possui 3 processos principais (Aquisição do Acervo, Catalogação e Circulação) após a implantação inicial, que exige uma certa ordem de processamento (cadastrar as tabelas e cadastros básicos, configura-se o sistema de acordo com o perfil do usuário,  adquire-se e cataloga-se o  acervo, e com isso pode-se executar a circulação). Podemos processar os três módulos principais, de acordo com as necessidades dos diversos usuários da aplicação, sem necessariamente obedecer a uma determinada ordem de execução dos processos.
 
Como já sabemos, o SAGRES Acervo disponibiliza dois ambientes para uso de seus usuários, o Ambiente do Bibliotecário e o Ambiente do Leitor, mas como o segundo só executa apenas algumas funções, principalmente da fase de Circulação, ele só pode ser utilizado após a implantação do Ambiente do Bibliotecário. 
 
Para conhecer a descrição do sistema, escolha o módulo que você deseja acessar, clicando sobre o nome do módulo desejado na figura abaixo.​
​  
 

A organização do sistema pelos processos da biblioteca

O conjunto de recursos disponíveis no SAGRES Acervo foram projetados para os três principais processos de uma biblioteca:
  • O processo de "Aquisições";
  • O processo de "Catalogação";
  • O porcesso de "Circulação";​
 Para entender melhor como o sistema apoia à biblioteca do início ao fim de cada processo, acesse as áreas deste manual destinadas a cada um. Isto pode ser realizado clicando sobre o nome do processo na imagem abaixo.
   
Visão geral do acervo 
Principais Processos do SAGRES Acervo


​​
 

​​​


Rodapé (3).png​​ ​​​