Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
TecnoTRENDS - Tecnologia Educacional

Periódicos - Kardex

Última modificação à(s) 25/05/2018 16:15 por Matheus Ribeiro

 Periódicos - Kardex

 

 Acessível pelo menu Periódicos ==> Kardex.

  

 A  interface Kardex permite gerar o cadastro dos fascículos dos periódicos, com o registro de dados sobre as entregas, e permite realizar a geração de exemplares 

 
Interface Kardex.png
Interface Kardex
 
 Inicialmente o usuário deverá informar o nome do Periódico (campo do tipo autocomplementar, onde o usuário digita as iniciais do nome do periódico desejado, para que a aplicação apresente a lista de periódicos que atendem às iniciais informadas, para que o usuário possa selecionar o periódico desejado).
 
 A interface Kardex é composta de 2 pastas: Fascículos/Exemplares e Entregas.
 
 
 Interface Kardex - Pasta Fascículos e Exemplares
 
 
 O usuário pode fazer o cadastramento dos Fascículos dos periódicos através desta pasta. 

Interface Kardex-Pasta Fascículos-Exemplares.png
Interface Kardex - Pasta Fascículos/Exemplares
  
 Para excluir um ou mais Fascículos, o usuário deverá selecionar os Fascículos desejados (marcando a primeira posição das linhas com os dados dos Fascículos a excluir), acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas, e para que as informações sejam excluídas do sistema, o usuário deverá clicar no Botão Salvar
 
 Para alterar os dados de um Fascículo, o usuário deverá clicar sobre o nome do Fascículo desejado, para acessar a interface de cadastramento dos dados de um Fascículo, descrita abaixo (interface Fascículo).
 
 Para incluir um Fascículo, o usuário deverá acionar o botão Novo, para acessar a interface de cadastramento dos dados de um Fascículo, descrita abaixo (interface Fascículo). 
 
 
 Interface Fascículo
 
 
 A interface Fascículo é composta por duas pastas: Geral e Assunto.
 
 
 Interface Fascículo - Pasta Geral
 
Interface Fascículo-Pasta Geral.png
Interface Fascículo - Pasta Geral
   
 O usuário deverá informar os dados do fascículo: Obra, Tipo da Obra, Fascículo, Editora, Subtítulo, o Volume, No. do Fascículo, Suplemento, Parte, Data da Publicação, No de Chamada (CDD), Cutter. O cadastramento do tipo da obra do Fascículo e da área de conhecimento são obrigatórios. Ao concluir, o usuário deverá acionar o botão Confirmar, para que as informações sejam incluídas no sistema.
 
 
 Interface Fascículo - Pasta Assunto
  
 
Interface Fascículo-Pasta Assunto.png
Interface Fascículo - Pasta Assunto
 
 Nessa pasta o usuário poderá cadastrar os Assuntos do Fascículo. 
 
 Para incluir um Assunto, o usuário deverá acionar o Botão Novo. O sistema abrirá uma nova linha, onde o usuário deverá inserir o novo Assunto. Ao concluir, o usuário deverá clicar sobre o botão Confirmar, para que a aplicação registre a informação no sistema.
 
 Para excluir um ou mais Assuntos, o usuário deverá selecionar os Assuntos desejados (marcando as primeiras posições das linhas com os dados dos Assuntos a excluir) e depois acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas, e para que a aplicação exclua as informações do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar.
 
 Para atualizar os Assuntos, o usuário deverá executar as alterações desejadas, e no final acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre as informações no sistema.
 
 
 Interface Kardex - Pasta Entregas 
 
 
 Esta pasta permite o acompanhamento das entregas dos fascículos. São apresentadas as assinaturas cadastradas para o periódico (menu Periódicos => Assinaturas). São apresentadas as seguintes informações: Vigência (Sim ou Não), Biblioteca, Fornecedor, Data inicial, Data Final, e Quantidade de Exemplares.
 
 As entregas que tiverem exemplares gerados não poderão ter nem as datas, nem os fascículos alterados (o sistema emite a mensagem: "Não é possível  alterar a entrega pois existem exemplares cadastrados".
 
 Interface Kardex-Pasta Entregas.png
Interface Kardex - Pasta Entregas
 Ao clicar no nome da Biblioteca de uma das assinaturas, o usuário acessará a interface de cadastramento dos dados das entregas (interface Entregas). 
 Se a assinatura selecionada não é mais vigente, o sistema questiona: 
Pergunta assinatura não vigente quer inserir entrega.png
Pergunta: quer adicionar nova entrega para uma assinatura não vigente?

Interface Entregas.png
Interface Dados das Entregas
  Nesta interface inicialmente o usuário deve cadastrar a entrega, e depois acionar o botão Confirmar (para que o sistema registre as informações no sistema), e só depois poderá gerar os exemplares (acionando o botão Gerar Exemplares). 
 Não é permitido cadastrar entrega efetiva futura (o sistema avisa "Não é permitido cadastrar entregas efetivas futuras").
 
 A situação de uma entrega pode ser: Entregue, Não entregue e Cancelada.
 
 Para informar as datas, o usuário pode fazer uso da função calendário encontrada no final dos campos que receberão as datas.
 
 Para gerar exemplares, o usuário precisa antes selecionar a entrega, pois se não o fizer, o sistema questionará: 
 
Para gerar exemplar automaticamente precisa selecionar entrega.png
Para gerar exemplares, é preciso selecionar a entrega
 
 
Interface Gerar Exemplares.png
Interface para gerar os exemplares
 Nesta interface temos alguns dados da entrega: Obra, Número de exemplares previstos na assinatura, e Exemplares já gerados desta entrega. Os exemplares são pré-distribuídos pelo sistema para a Biblioteca que fez a assinatura, mas o usuário pode alterar esta situação.
    
 Esta interface permite distribuir a quantidade de exemplares a serem gerados para cada biblioteca. Se a quantidade de exemplares totais ultrapassar a quantidade de exemplares previstos, os exemplares não serão gerados. Os exemplares podem ser gerados diversas vezes para a mesma entrega até que a quantidade máxima de exemplares para cada assinatura seja atingida.
 
 
 
Veja também