Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
TecnoTRENDS - Tecnologia Educacional

Relatórios-Gerador de Relatórios-Relatórios Particulares

Última modificação à(s) 14/08/2019 17:20 por Tássia Silva

​​

Gerador de Relatórios / Relatórios Particulares

 

Esta função está presente em vários módulos da solução Sagres (Sagres Acervo, Sagres Acadêmico, Sagres Financeiro, etc.). Ela pode ser acessada através do menu Relatórios > Gerador de Relatórios, disponível na interface principal dos módulos. 
 
A função de Geração de Relatórios se destina a permitir ao próprio usuário final elaborar modelos de relatórios particulares de uma forma independente, sem necessidade de gerar solicitações para a Tecnotrends. Os arquivos gerados possuirão extensão "srd". Os relatórios podem ser definidos na própria interface de Geração de Relatórios, ou podem ser definidos externamente (no Power Builder - Data Window Design, por exemplo), para serem importados pela interface.
Os relatórios criados ficam disponíveis no menu Relatórios Particulares, também disponível na interface principal do sistema. Esses relatórios poderão ser organizados em Grupos (sub menus do menu Relatórios Particulares), definidos pelo usuário na criação dos mesmos, como veremos mais adiante.  A criação dos Grupos visa organizar os relatórios criados, facilitando o acesso aos mesmos. Tanto é possível a criação de um novo relatório como a alteração de um que já tenha sido cadastrado anteriormente. É importante que o usuário conheça a base de dado do sistema que vai trabalhar, e tenha algumas noções de SQL, e Power Builder.
 
Nota
Novos relatórios, ou alterações nos Grupos (menu Relatórios Particulares) só serão visíveis pelo usuário quando o mesmo reinicializar a aplicação.
 
 
Gerador de Relatórios
 
 
Interface Gerador de Relatórios - LIsta de Relatórios.png
Interface Gerenciador de relatórios
 
 A interface Gerenciador de Relatórios apresenta a lista dos relatórios já criados pelo usuário. Para cada relatório o sistema apresenta seu Nome e o Grupo (submenu do menu Relatórios Particulares) a que pertence, se existir.
 
A interface apresenta alguns botões que auxiliam na inserção das informações:
 
Acadêmico WEB-Secretário-Tabela-Outros-Cidades- Botões Novo Remover e Restaurar.png 
Botões da inte​rface

Botão Novo - permitirá incluir um novo relatório particular.
 

Botão Remover - permitirá que o usuário remova da interface um ou mais relatórios já cadastrados.

Botão Restaurar - permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Para inserir um novo relatório o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará a interface Definição do Relatório, onde o usuário deverá definir o novo relatório, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso". 

Nessa interface o usuário define o Nome do relatório, o Grupo (submenu do menu Relatórios Particulares, se desejar), e no campo Syntaxe, os comandos que permitirão a geração do relatório.
 
 
Interface Gerador de Relatórios - Definição do Relatório- com dados 2.png
Interface  Definição do Relatório
 
O usuário poderá importar a definição de um relatório que foi definido externamente. Para isso deverá clicar sobre o botão Escolher arquivo para localizar o arquivo com a definição do relatório desejado, e após selecionar o arquivo, deverá clicar sobre o botão Importar, para o sistema carregue o conteúdo do arquivo no campo Syntaxe. O usuário deverá preencher as informações restantes, e clicar sobre o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema todas as informações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso"..
 
Para alterar um relatório, o usuário deverá clicar sobre o nome do relatório a ser alterado na interface Gerenciador de Relatórios, quando o sistema apresentará os dados do relatório na interface Definição do Relatório, onde o usuário deverá realizar as modificações desejadas, e em seguida clicar sobre o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso". 
 
 Para excluir um ou mais relatórios o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os relatórios a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os  relatórios  exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Grupo/Nome para que o sistema marque os relatórios exibidos na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".
 
É possível acessar uma "Preview" (visualização do relatório) clicando sobre o botão Preview, presente na interface.
 
 
 Interface Gerador de Relatórios - Definição do Relatório-Relatório 2.png
Interface com a visuali​zação do relatório
 
 
Nessa interface o usuário poderá imprimir o relatório.
 
Relatórios Particulares 
 
Menu Relatórios Particulares.png 
Exemplo do menu Relatórios Particulares
 
Todos os relatórios criados pelo usuário ficarão disponíveis no menu Relatórios Particulares. Caso o usuário deseje gerar um dos relatórios, deverá clicar sobre o menu correspondente ao relatório desejado, para que o sistema apresente o relatório solicitado. Se o relatório exige filtros ou argumentos, o sistema irá solicitá-los, antes de gerar o relatório.
 
 
Interface Gerador de Relatórios - Definição do Relatório- Filtros.png 
Exemplo de filtros necessário a um determinado relatório
 
Interface Gerador de Relatórios - Definição do Relatório- Argumentos.png 
Exemplo de argumentos necessários a​ um determinado relatório