O Sagres Portal 3 é o módulo da solução SAGRES que visa centralizar no ambiente Web as informações e os serviços providos pelos diversos sistemas da Instituição. Permite que a Instituição de Ensino possa configurar e personalizar o ambiente que será disponibilizado para seus usuários, de acordo com seus perfis.
Ele efetua a autenticação dos usuários, e permite oferecer um ambiente WEB personalizado para cada perfil de usuário, com acesso imediato às informações de diferentes módulos, de acordo com o nível de autorização de acesso que possuem. Além de integrar todos os módulos, o Sagres Portal permite que a Instituição integre seus próprios sistemas, que não fazem parte da solução Sagres, em um único ambiente, fornecendo a infraestrutura de software necessária a um ambiente de internet, intranet, e extranet.
Além dos serviços de autenticação, autorização e integração, o Sagres Portal também oferece os serviços de canais de notícias, de mensagens de E-mail e de SMS para os alertas oriundos dos diversos módulos. O serviço de mensagens e notícias torna possível manter os usuários sempre bem informados sobre os acontecimentos e eventos da Instituição. Os usuários poderão, através do Portal, alterar seus dados cadastrais, configurar a forma de recebimento de suas mensagens, e visualizar as notícias destinadas aos mesmos.
Portanto, no ambiente Web, os usuários têm acesso aos serviços e informações que os módulos ofertam, por intermédio do Sagres Portal, podendo se dizer que ele é a interface de comunicação entre os módulos ofertados pela Instituição e seus usuários.
No Portal, as Instituições poderão personalizar o ambiente Web dos seus usuários de acordo com seus perfis, de forma que cada usuário que estabelecer uma conexão com o Portal no ambiente Web, só visualizará os sistemas e funções que a Instituição habilitou para ele. Essa personalização é feita através do uso de um serviço denominado direcionamento, disponível no Sagres Portal.
Os direcionamentos visam proteger os sistemas, as funções e os produtos de acessos de usuários não autorizados. Este serviço consiste basicamente em se definir a qual perfil de usuário o direcionamento se aplica. Por exemplo: pode-se criar um direcionamento para selecionar somente os usuários que sejam alunos, e estejam efetivamente matriculados em um determinado período de referência. Existindo esse direcionamento, poder-se-ia definir que somente os usuários que atendam a este perfil, poderão acessar a rotina de geração da ficha de matrícula (uma das funções do Sagres Acadêmico).
Usuários
Os usuários do Sagres Portal são classificadas em grupos de acordo com suas características e as atividades que exercem na Instituição. Ao integrar o Sagres Portal com outros sistemas da solução Sagres, o Portal reconhece os seguintes tipos básicos de usuários:
Gestores Professores Alunos
Outros grupos podem ser criados, permitindo desta forma uma identificação mais diversificada dos usuários, de acordo com o perfil de cada um deles. Sendo assim, é possível definir um novo tipo de usuário denominado Secretários, que será composto por todas os secretários da Instituição.
Acesso ao sistema
Na interface apresentada após o usuário iniciar a utilização do sistema, ele deverá informar sua identificação de Usuário e sua Senha de acesso.

Identificação do usuário
Após o usuário informar seus dados e clicar no botão Entrar, o Sagres Portal verifica sua autenticação, isto é, se ele é um usuário válido do Portal. Caso afirmativo, ele será direcionado para a área de trabalho do Sagres Portal. O usuário visualizará os sistemas e funções que estiverem disponíveis para ele no momento da conexão (que ele tem direito de acesso), bem como algumas informações de acordo com seu perfil de usuário.

Tela inicial do Sagres Portal
No cabeçalho, no lado esquerdo da tela, encontramos o que chamamos de seletor de ambiente, onde na figura acima aparece selecionado o ambiente SAGRES. Para cada ambiente que o usuário tem acesso, são disponibilizados diversos menus, relativos aos módulos, funções ou serviços com os quais o usuário poderá trabalhar dentro do ambiente. Esses módulos, funções ou serviços, são exibidos no menu horizontal situado no cabeçalho da tela. Na figura acima para o ambiente SAGRES são apresentados os seguintes menus: Portal (Gerenciamento), Campanhas, Portal do Colegiado, Notícias, Configurações, etc. Quando o usuário seleciona uma das opções do menu horizontal, o sistema apresenta no área direita da interface, os menus das funções que o usuário tem direito de acesso, na opção escolhida.
Alguns módulos, funções ou serviços visam permitir o controle do ambiente, gerenciando as informações dos usuários e dos seus acessos aos diversos aplicativos e serviços oferecidos pela Instituição, e são disponibilizados apenas para os usuários-administradores ou usuários-gestores. Outros aplicativos e serviços visam atender aos papéis exercidos pelos usuários na Instituição: Alunos, Professores, Secretários, etc., e são disponibilizados de acordo com cada perfil de usuário, suas hierarquias e suas autorizações de acesso fornecidas pelo Gestor do Sistema. Esta documentação irá apresentar apenas das funções inerentes aos controles dos ambientes dos usuários. Para conhecer as documentações dos aplicativos e módulos associados aos papéis que os usuários exercem na Instituição, acesse a documentação de cada um deles (ver com o Gestor do Sistema).
Módulos/funções que auxiliam no controle dos ambientes dos usuários:
- Gerenciamento do Portal: nessa funcionalidade o Gestor do Sistema pode gerenciar os ambientes disponibilizados para os usuários: cadastrando os usuários, definindo grupos de usuários, controlando os serviços oferecidos, controlando o acesso dos usuários, os menus disponibilizados para cada perfil de usuário, gerenciando a performance do sistema, etc.
- Notícias: essa funcionalidade permite à Instituição enviar notícias para seus usuários. Esta característica torna possível manter o usuário sempre bem informado sobre os acontecimentos e eventos da Instituição. Cada notícia está associada a um canal, que é o gerador da notícia. Por exemplo, em uma Instituição de ensino podemos ter seus diversos setores cadastrados como emissores de notícias, ou seja, cadastrados como canais: Biblioteca, Refeitório, Secretaria, Departamento de Informática, etc. Apenas alguns usuários terão autorização para acessar essa funcionalidade.
- Configurações: as opções de configurações são acessadas através do ícone de Configurações presente no cabeçalho das interfaces dos usuários. Os usuários podem atualizar seus dados cadastrais, configurar o recebimento de mensagens, ou alterar suas senhas.
Para conhecer qualquer função, clique sobre o nome da função desejada na figura abaixo:
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