Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
TecnoTRENDS - Tecnologia Educacional

Home

Última modificação à(s) 03/07/2020 12:12 por Tássia Silva


Portal.png 

Apresentação   

O Sagres Portal 3 é o módulo da solução SAGRES que visa centralizar no ambiente Web as informações e os serviços providos pelos diversos sistemas da Instituição. Permite que a Instituição de Ensino possa configurar e personalizar o ambiente que será disponibilizado para seus usuários, de acordo com seus perfis.
 
 
Ele efetua a autenticação dos usuários, e permite oferecer um ambiente WEB personalizado para cada perfil de usuário, com acesso imediato às informações de diferentes módulos, de acordo com o nível de autorização de acesso que possuem. Além de integrar todos os módulos, o Sagres Portal permite que a Instituição integre seus próprios sistemas, que não fazem parte da solução Sagres, em um único ambiente, fornecendo a infraestrutura de software necessária a um ambiente de internet, intranet, e extranet.
 
 
Além dos serviços de autenticação, autorização e integração, o Sagres Portal também oferece os serviços de canais de notícias, de mensagens de E-mail e de SMS para os alertas oriundos dos diversos módulos. O serviço de mensagens e notícias torna possível manter os usuários sempre bem informados sobre os acontecimentos e eventos da Instituição. Os usuários poderão, através do Portal, alterar seus dados cadastrais, configurar a forma de recebimento de suas mensagens, e visualizar as notícias destinadas aos mesmos.
 
 
Portanto, no ambiente Web, os usuários têm acesso aos serviços e informações que os módulos ofertam, por intermédio do Sagres Portal, podendo se dizer que ele é a interface de comunicação entre os módulos ofertados pela Instituição e seus usuários.
 
 
No Portal, as Instituições poderão personalizar o ambiente Web dos seus usuários de acordo com seus perfis, de forma que cada usuário que estabelecer uma conexão com o Portal no ambiente Web, só visualizará os sistemas e funções que a Instituição habilitou para ele. Essa personalização é feita através do uso de um serviço denominado direcionamento, disponível no Sagres Portal.
 
 
Os direcionamentos visam proteger os sistemas, as funções e os produtos de acessos de usuários não autorizados. Este serviço consiste basicamente em se definir a qual perfil de usuário o direcionamento se aplica. Por exemplo: pode-se criar um direcionamento para selecionar somente os usuários que sejam alunos, e estejam efetivamente matriculados em um determinado período de referência. Existindo esse direcionamento, poder-se-ia definir que somente os usuários que atendam a este perfil, poderão  acessar a rotina de geração da ficha de matrícula (uma das funções do Sagres Acadêmico).
 
 
Usuários
 
Os usuários do Sagres Portal são classificadas em grupos de acordo com suas características e as atividades que exercem na Instituição. Ao integrar o Sagres Portal com outros sistemas da solução Sagres, o Portal reconhece os seguintes tipos básicos de usuários:

icon_gestor.png imagens_professor.pngestudante-icon.png
 ​                                                                                                      Gestores                         Professores                   Alunos 

Outros grupos podem ser criados, permitindo desta forma uma identificação mais diversificada dos usuários, de acordo com o perfil de cada um deles. Sendo assim, é possível definir um novo tipo de usuário denominado Secretários, que será composto por todas os secretários da Instituição.
 
Acesso ao sistema
 
Na interface apresentada após o usuário iniciar a utilização do sistema, ele deverá informar sua identificação de Usuário e sua Senha de acesso.
 
SAGRES PORTAL.png
Identificação do usuário
 
Após o usuário informar seus dados e clicar no botão Entrar, o Sagres Portal verifica sua autenticação, isto é, se ele é um usuário válido do Portal. Caso afirmativo, ele será direcionado para a área de trabalho do Sagres Portal. O usuário visualizará os sistemas e funções que estiverem disponíveis para ele no momento da conexão (que ele tem direito de acesso), bem como algumas informações de acordo com seu perfil de usuário.
 
SAGRES PORTAL-Tela inicial.png
Tela inicial do Sagres Portal
 
No cabeçalho, no lado esquerdo da tela, encontramos o que chamamos de seletor de ambiente, onde na figura acima aparece selecionado o ambiente SAGRES. Para cada ambiente que o usuário tem acesso, são disponibilizados diversos menus, relativos aos módulos, funções ou serviços com os quais o usuário poderá trabalhar dentro do ambiente. Esses módulos, funções ou serviços, são exibidos no menu horizontal situado no cabeçalho da tela. Na figura acima para o ambiente SAGRES são apresentados os seguintes menus: Portal (Gerenciamento), Campanhas, Portal do Colegiado, Notícias, Configurações, etc. Quando o usuário seleciona uma das opções do menu horizontal, o sistema apresenta no área direita da interface, os menus das funções que o usuário tem direito de acesso, na opção escolhida.
 
Alguns módulos, funções ou serviços visam  permitir o controle do ambiente, gerenciando as informações dos usuários e dos seus acessos aos diversos aplicativos e serviços oferecidos pela Instituição, e são disponibilizados apenas para os usuários-administradores ou usuários-gestores. Outros aplicativos e serviços visam atender aos papéis exercidos pelos usuários na Instituição: Alunos, Professores, Secretários, etc., e são disponibilizados de acordo com cada perfil de usuário, suas hierarquias e suas autorizações de acesso fornecidas pelo Gestor do Sistema. Esta documentação irá apresentar apenas das funções inerentes aos controles dos ambientes dos usuários. Para conhecer as documentações dos aplicativos e módulos associados aos papéis que os usuários exercem na Instituição, acesse a documentação de cada um deles (ver com o Gestor do Sistema).
 
Módulos/funções que auxiliam no controle dos ambientes dos usuários:
  • Gerenciamento do Portal: nessa funcionalidade o Gestor do Sistema pode gerenciar os ambientes disponibilizados para os usuários: cadastrando os usuários, definindo grupos de usuários, controlando os serviços oferecidos, controlando o acesso dos usuários, os menus disponibilizados para cada perfil de usuário, gerenciando a performance do sistema, etc.  
  •  Notícias: essa funcionalidade permite à Instituição enviar notícias para seus usuários. Esta característica torna possível manter o usuário sempre bem informado sobre os acontecimentos e eventos da Instituição. Cada notícia está associada a um canal, que é o gerador da notícia. Por exemplo, em uma Instituição de ensino podemos ter seus diversos setores cadastrados como emissores de notícias, ou seja, cadastrados como canais: Biblioteca, Refeitório, Secretaria, Departamento de Informática, etc. Apenas alguns usuários terão autorização para acessar essa funcionalidade.
  • ​Configurações as opções de configurações são acessadas através do ícone de Configurações presente no cabeçalho das interfaces dos usuários. Os usuários podem atualizar seus dados cadastrais, configurar o recebimento de mensagens, ou alterar suas senhas.
 
Botão de Configurações.png 
Botão Configurações
 
 
Para conhecer qualquer função, clique sobre o  nome da função desejada na figura abaixo: 
​​​​​​​​ --- Image Map​​​




Rodapé.png​​​