Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
TecnoTRENDS - Tecnologia Educacional
Última modificação à(s) 15/03/2021 09:03 por Tássia Silva

​​​​​​​​​​​Acompanhamento de Solicitações   

  

Nesta interface podemos acompanhar a situação de todas as Solicitações de Serviços dos Alunos da Instituição. Acessível pelo menu Serviços ​​> Acompanhamento de Solicitações, do Sagres Acadêmico.

​Nota                                                                                                                                                                     
Aluno também pode acompanhar as solicitações de serviços pela interface do menu S​olicitações ​> Acompanhamento ​de solicitações​​, Portal do Aluno.

 
A inclusão das Situações das Solicitações (Sagres Acadêmico)dos Serviços Disponíveis (Sagres Acadêmico), e das Solicitações de Serviços (Sagres Acadêmico ou Sagres ​Portal​) feitas pelos Alunos, são pré-requisitos para o uso da interface Acompanhamento de Solicitações.
 
 Para acessar as solicitações de serviços devemos indicar o Serviço e a Situação desejados, se os dados deverão ser de todos os Alunos (campo Todos marcado), ou de apenas um Aluno (campo Matrícula, com o campo Todos desmarcado), e qual o período a ser considerado para a consulta (Período de ConsultaData Início Data Fim). Em seguida devemos acionar o Botão Recuperar.

 Os campos Serviço/Situação, são  inicializados para permitir o acesso a todos os serviços (opção <TODOS>) em todas as situações (opção <TODAS>), que poderão ser alterados de acordo com a necessidade do usuário. O período de consulta inicialmente está definido para permitir o acesso às solicitações de qualquer período, mas ele também pode ser alterado pelo usuário. O usuário pode especificar um ou mais critérios para a consulta, mas, se acionar a função Recuperar sem especificar nenhum deles, todas as solicitações incluídas até o momento serão apresentadas.

 
 AW-Interface-Servicos-Acompanhamento-Solicitacoes.png
Interface Acompanhamento de Solicitações ​


Nota

Caso usuário marque o campo "Exibir Somente solicitações do curso", o sistema retornará apenas as solicitações do aluno no curso escolhido, assim ao digitar a matrícula de um aluno que possui mais de um registro de curso, será exibido uma nova janela para selecionar o registro desejado.
Entretanto se o campo permanecer desmarcado, o sistema retorna todas as solicitações de todos os cursos que o aluno possua.
 
 ​​​
 Selecione a Solicitação que quer acompanhar, clicando no N° da Solicitação, o sistema apresenta a interface Solicitação com detalhes da solicitação selecionada.
 A interface  Solicitação é composta de 5 Pastas: Solicitação, Pendência, Sub Serviços, Documentos e Justificativa.
 

AW-Interface-Servicos-Acompanhamento-Solicitacoes-Pasta-Solicitacao.png
Interface Acompanhamento de Solicitações ​

NPasta Solicitação podemos visualizar os dados de cada solicitação de serviço selecionada. As solicitações de serviços possuem um número sequencial de identificação gerado quando as solicitações foram cadastradas.​​

AW-Interface-Servicos-Acompanhamento-Solicitacoes-Pasta-Solicitacao.png
Interface Acompanhamento de Solicitações - Pasta Solicitação


 Nesta pasta podemos observar o número da solicitação (campo No. Solicitação), a quantidade de cópias da solicitação (campo Quantidade), se o pagamento foi liberado ou não (campo Pagamento Liberado marcado ou não), o campo Data de Pagamento deixa de ser exibido(invisível) quando: a solicitação não tem valor a ser pago, não haja integração do Sagres Acadêmico com o Financeiro sendo essa referência realizada por parâmetro, ou o campo referido a Pagamento Liberado for marcado, a documentação exigida pelo tipo do serviço (campo Documentação Exigida)  (documentos definidos em Serviços Disponíveis (Sagres Acadêmico​), a descrição do serviço (campo Serviço), a situação da solicitação (campo Situação), e as observações associadas à solicitação (campo Observação), um quadro com informações adicionais (Informações Adicionais), para quando um serviço, considerado como especial, for solicitado através do Sagres Diário, que neste caso permite a inclusão de mais informações, que não são cadastradas quando a solicitação do serviço é feita pelo Sagres Acadêmico.

 

 Campo Observação: se o serviço exige documentação, e possui um prazo para a entrega da mesma (dados definidos em Serviços Disponíveis (Sagres Acadêmico), o sistema apresenta essas informações ao listar os dados da solicitação (na figura acima a documentação necessária é o "Histórico Escolar e Ementa da Disciplina", e o solicitante tem "1 dia" para entregar os documentos). Em seguida, no mesmo campo, o sistema também pode apresentar alguma observação cadastrada pelo solicitante, quando a solicitação foi registrada através do Sagres Acadêmico ou do  Sagres​ Portal(no exemplo acima o solicitante não registrou observações). ​

   

 Quando o serviço será cobrado, seja porque ele é sempre cobrado, ou o solicitante excedeu a quantidade máxima de solicitações isentas definida para o serviço (Limite definido quando o serviço foi cadastrado), o sistema irá apresentar se o pagamento foi ou não liberado (informação gerada quando a solicitação foi cadastrada (Pagamento Liberado), e no caso de não ter sido liberada, o sistema apresentará também a data de pagamento (campo Pagamento).

 

  Para alterar a situação de uma solicitação, o usuário deve selecionar a nova situação e acionar o Botão Confirmar.

 

 Observação: Um serviço só obterá situação correspondente a aprovado se todos seus sub serviços também estiverem com situações correspondentes a aprovados. Caso contrário, o sistema emitirá a seguinte mensagem:

 


AW-Interface-Servicos-Acompanhamento-Aviso-Existem-SubS-nao-Aprovados.png
Aviso: Existem sub serviços ainda não a
provados 
 
 
Para alterar a situação de uma solicitação já concluída, o usuário só poderá alterar para outra situação que também corresponda ao estado de concluída.
 
 
AW-Interface-Servicos-Acompanhamento-Msg-Alteracao-status-Concluida.png
Mensagem: Só podemos alterar a situação de uma solicitação concluída
 para outra situação com o estado de concluída
 
 
 
 Na Pasta Pendência, podemos incluir pendências para cada solicitação de serviço selecionada na área superior da interface.
 
 
 AW-Interface-Servicos-Acompanhamento-Pasta-Pendencias.png
Interface Acompanhamento de Solicitações - Pasta Pendência




Botões da interface

 

 Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Pendência. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Pendências  já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Confirmar). 

 

 Para inserir uma nova Pendência o usuário deverá acionar o botão Novo.  O sistema apresentará a lista das pendências já cadastradas com uma nova linha no final da lista, onde o usuário deverá informar os dados da nova Pendência (campos Descrição ,Exibir Solicitante, Data Início e Data Fim).

 Após informar os dados da nova pendência, o usuário deverá clicar sobre o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as informações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso".​

 
Nota
A coluna Exibir Solicitante serve para indicar quais pendências deverão ser apresentadas para o Solicitante, quando este acessar as informações via WEBpois muitas vezes existem pendências internas da Instituição que não interessam ao Solicitante.
 
 
 É preciso observar os valores das datas informados, pois no caso de inconsistências, o sistema apresentará mensagens de erro, exemplo:
AW-Interface-Servicos-Acompanhamento-Msg-Data-Inicio-Menos-q-Data-Solicitacao.png
Aviso de Inconsistência entre Data Início e Data da Solicitação



 
AW-Interface-Servicos-Acompanhamento-Msg-Data-Fim -Menos-q-Inicio.png
Aviso de Inconsistência entre Data Início e Data Fim


 

 Na Pasta Sub Serviços podemos acompanhar a situação do atendimento dos sub serviços solicitados. caso a solicitação permita a existência dos mesmos.

 

 AW-Interface-Servicos-Acompanhamento-Pasta-Sub-Servico.png
Interface Acompanhamento de Solicitações - Pasta Sub Serviços

 

 Nesta pasta o usuário poderá atualizar as situações dos atendimentos dos sub serviços associados a uma determinada solicitação de serviço. Para atualizar a situação de um sub serviço, o usuário deve selecionar, no final da linha com os dados do sub serviço a ser atualizado, a nova situação disponibilizada no coluna Situação, e em seguida acionar o Botão Confirmar.

 

 Observação: Um serviço principal só obterá situação correspondente a aprovado se todos os seus sub serviços também estiverem com situações correspondentes a aprovados.

  Na Pasta Documentos o usuário poderá acessar os anexos cadastrados para a solicitação, se existirem.

 

 AW-Interface-Servicos-Acompanhamento-Pasta-Documentos.png
Interface Acompanhamento de Solicitações - Pasta Documentos
 
 
 Para acessar o conteúdo de um anexo, o usuário deverá clicar no ícone existente no final da linha com os dados do anexo desejado. O documento será visualizado. O Usuário poderá copiar o documento para sua máquina, clicando no botão direito e selecionando o local para o armazenamento do arquivo.
 
AW-Icone-Arquivo-Anexo.png
Ícone para acessar o conteúdo de um anexo
 

 Interface Serviços- Acompanhamento de solicitações- Baixando Anexo para acessá-lo.png
Interface para o usuário indicar onde deverá ser armazenado o arquivo 

  

Nota
Esta última interface depende do navegador ("browser") padrão da máquina que o usuário estivar trabalhando. No exemplo acima temos o "Google Chrome". 

 

Na Pasta Justificativa podemos acompanhar Justificativa da solicitação.


 AW-Interface-Servicos-Acompanhamento-Pasta-Justificativa.png
Interface Acompanhamento de Solicitações - Pasta Justificativa



 Relatórios relacionados (vide menu Relatório, no Sagres Acadêmico):
 
- Relatório de Solicitações​ relatório que permite o acompanhamento das Solicitações de Serviços.​
​​​​​​​​​​​​​