Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
TecnoTRENDS - Tecnologia Educacional
Última modificação à(s) 22/01/2020 15:26 por Laura Alvim

​​​​​​​Solicitações 

 
 Nesta rotina o Aluno tem a possibilidade  solicitar diversos SERVIÇOS oferecidos pela Instituição, tais como emissão de Histórico Escolar, solicitação de Ementas de Disciplinas, etc.​ ​Acessível através do menu Serviços > Solicitações, do Sagres Acadêmico.​​

  

Nota​
solicitações de serviços, através do Portal do Aluno (menu Solicitações > Cadastrar solicitações de serviço​), caso a Instituição utilize essa aplicação. 

Existem algumas diferenças entre as interfaces de solicitação de serviços do Sagres Acadêmico, e do Portal sendo que uma delas é que no Portal são cadastradas mais informações, existindo  solicitações de serviços que possuem um formulário associado.
 

 Para o usuário executar solicitações de serviços, é preciso que as Configurações de Solicitações de Serviços​ sejam definidos pelo Gestor do Sistema Sagres Acadêmico.


A definição dos serviços oferecidos pela Instituição (menu Tabela > Serviços > Serviços Disponíveis, no Sagres Acadêmico) e das situações das solicitações (menu Tabela > Serviços > Situação da Solicitação, no Sagres Acadêmico), são pré-requisitos para a execução das solicitações de serviços.
 
Após o cadastramento das solicitações, o usuário poderá fazer o acompanhamento do atendimento através da interface do menu Serviços => Acompanhamento de Solicitações, do Sagres Acadêmico.
  
Nota
O acompanhamento das solicitações de serviços também pode ser feito através do Portal, através da interface do menu Solicitações=> Acompanhamento de Solicitações​, caso a Instituição utilize essa aplicação.
 

Para acessar as solicitações de um Aluno, informamos sua Matrícula no campo correspondente da interface e acionamos o botão Recuperar.

AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Pagina-Inicial.PNG
Interface Inicial -  Solicitações​


Ao informar a matrícula, se o Aluno possui mais de um ingresso (no mesmo curso ou em outro), o sistema apresenta a seguinte interface, para que o usuário escolha o curso ou ingresso desejado: ​

AW-Interface-Pesquisar-Curso-Aluno.png
Interface para seleção do curso ou ingresso no mesmo curso


 
 Também podemos selecionar o Aluno clicando no ícone no final do campo matrícula ou utilizando a função de Pesquisa (F2) no campo Matrícula.
 AW-Interface-Pesquisar-Aluno.png 
Pesquisa Aluno
 
 
O sistema apresenta o nome e o curso do Aluno, e a lista de todas as suas solicitações. 
AW-Interface-Servicos-Solicitacoes.png
Interface de Solicitações


Nota
O botão Boleto só é exibido quando o Sagres Acadêmico está integrado com o Sagres Financeiro.
 


Botões da interface

 

 Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Solicitação para o Aluno. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Solicitações  já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

 

 Para inserir uma nova Solicitação o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará a interface de Detalhe da Solicitação, onde o usuário deverá informar os dados da nova uma nova solicitação, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso". Se a Solicitação tiver custo e o sistema estiver integrado ao Sagres Financeiro, será apresentada uma mensagem na interface alertando que será gerado título para o Sagres Financeiro, com o valor total para as novas solicitações.


 ​​​

interface de Detalhe da Solicitações possui 3 pastas:  Solicitação, Sub Serviços e Documentos.​

AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Pasta-Solicitacao.png
Interface Detalhe da Solicitações - Pasta Solicitação 

 

Pasta Solicitação

 
Na inclusão, informa-se o Período Letivo, o Serviço desejado e autorizado para o curso do aluno no menu Tabela > Serviços > Serviços Disponíveis, no Sagres Acadêmico, a Quantidade de cópias, a Situação do Serviço solicitado (definida na interface do menu Tabela > Serviços > Situação da Solicitaçãodo Sagres Acadêmico), a indicação se vai liberar o pagamento (caso a serviço seja cobrado), e alguma Observação (se necessária). O Sistema apresenta, o valor unitário do serviço e  o valor total da solicitação (caso o serviço seja cobrado), considerando a quantidade solicitada e as instruções definidas para o serviço na pasta "Instruções ao Solicitante", do menu Tabela > Serviços > Serviços Disponíveis, no Sagres Acadêmico. 
 
data considerada na inclusão de uma Solicitação de Serviço é a data do Sistema.

 O sistema gera um número sequencial para identificar cada solicitação cadastrada (No. Solicitação). ​
 
 Com relação à cobrança, alguns serviços são sempre cobrados, outros só são cobrados acima de um determinado limite de solicitações, outros não são cobrados e podem ou não ter limites.


 Para saber mais sobre o Limites da solicitação leia na interface do menu Tabela > Serviços > Serviços Disponíveisno Sagres Acadêmico, onde o usuário define o Limite na pasta "Solicitação" (Quantidade máxima de solicitações do serviço, se existir) , ou Limite Particular do curso associado na  pasta “Cursos Autorizados”)  ou, limites quando um serviço estiver associado a um Grupo.


Somente alunos matriculados no período letivo informado poderão solicitar serviços cuja a contagem de serviço é por período letivo.​


 O Che​ck "Liberar Pagamento"  somente será exibido quando o serviço for do tipo:

·       Cobra após atingir o limite

·       Sempre cobra pelas solicitações.


Durante a inclusão das solicitações, o sistema avisará caso ocorram problemas, exemplos:
 
AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Msg-Erro-Nao-Preenchimento-Periodo.png
 Mensagem: Preenchimento do Período Letivo é obrigatório


AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Msg-Erro-Nao-Preenchimento-Servico.png
Mensagem: Preenchimento do Serviço​o é obrigatório



AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Msg-Erro-Nao-Preenchimento-Qtde.png
Mensagem: Preenchimento da Quantidade é obrigatório


AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Msg-Erro-Nao-Preenchimento-Situacao.png
Mensagem: Preenchimento da Situação é obrigatório
 

 Para alterar uma Solicitação, o usuário deverá clicar sobre a Serviço a ser alterado, para que o sistema apresente os dados da Solicitação desejada na interface de  Detalhe da Solicitação, onde o usuário deverá fazer as modificações desejadas, e no final acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso”.

 O sistema sempre permite a alteração do campo Observação, da pasta Solicitação.

 O sistema só permite editar o campo Liberar Pagamento, da pasta Solicitação, enquanto a solicitação não chegou à situação correspondente a "concluída​".

 
AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Pasta-Solicitacao-Alteracao.png 
Interface Detalhe da Solicitações - Pasta Solicitação​​ - Alterar Observação

Pasta Sub Serviço

 
  Se o Serviço a ser requisitado permite solicitações de Sub Serviços (menu Tabela => Serviços => Serviços Disponíveis, no Sagres Acadêmico), o sistema disponibilizará automaticamente a pasta Sub Serviço, onde o usuário poderá solicitar um ou mais Sub Serviços, entre os serviços associados ao Serviço da solicitação em questão. Após o registro da solicitação, o sistema não permite alterações na pasta Sub Serviços.
 
 AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Pasta-Sub Servicos.png
Interface Solicitações - Pasta Sub Serviços 
 
  Se a solicitação de serviço incluída permite solicitação de Sub Serviços, após acionar a função Salvar, se o usuário não fez pelo menos uma solicitação de Sub Serviço, o sistema apresenta o seguinte questão:
 
AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Aviso-Nao-Cadastrado-Sub-Servico.png
O Serviço permite Sub Serviços, mas nenhum deles foi solicitado



 Para incluir a solicitação de um Sub Serviço, o usuário deverá clicar sobre a pasta Sub Serviços, e em seguida acionar o botão Novo, para que o sistema inclua uma nova linha na pasta Sub Serviços, onde o usuário deverá informar qual o Sub Serviço desejado (Descrição), dentre os associados ao serviço em questão, a Quantidade, e uma Observação, se desejar. O sistema informa automaticamente a Situação inicial do serviço solicitado (definida na interface do menu Tabela > Serviços > Serviços Disponíveis, no Sagres Acadêmico), que não pode ser alterada.
 Em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem "O registro foi atualizado com sucesso". Se a Solicitação tiver custo e o sistema estiver integrado ao Sagres Financeiro, será apresentada uma mensagem na interface alertando que será gerado título para o Sagres Financeiro, com o valor total para as novas solicitações.​

 O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Serviços já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Confirmar). 


Os sub serviços são removidos quando o usuário modifica o tipo do serviço (antes de salvar o serviço). 

 

Os Sub Serviços solicitados também aparecerão na lista de serviços solicitados pelo Aluno
 O usuário poderá solicitar todos os sub serviços associados ao serviço em questão, alguns ou nenhum.
 

Pasta Documentos


​Se o serviço solicitado permite anexos, o sistema apresenta a pasta Documentos, onde o usuário deverá informar os dados dos anexos.
A permissão​ ou não de anexos do Serviço é configurada na interface do menu Tabela > Serviços > Serviços Disponíveis, no Sagres Acadêmico.

 Para incluir um anexo, o usuário deve clicar sobre a pasta Documentos, e acionar o botão Novo. O sistema incluirá uma nova linha na interface, onde o usuário deverá informar os dados do anexo. O usuário deverá informar o nome do anexo (Descrição do Anexo), e acionar o botão "Escolher arquivo" da linha incluída, para que o sistema disponibilize a interface Selecionar arquivo, onde ele deverá localizar o arquivo contendo o anexo, e em seguida acionar o botão Abrir (presente na interface de Seleção de Arquivo), de forma que o sistema obtenha o endereço de origem do anexo (Endereço do anexo), que será copiado para a pasta Documentos.
  
 AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Pasta-Documentos-Antes-Salvar.png
Interface Solicitações - Pasta Documentos, antes de acionar o botão Confirmar.
 

 AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Selecionar-Arquivo.png
Interface Selecionar arquivo
 
 Em seguida o usuário deverá acionar o botão Confirmar. O sistema irá incluir automaticamente a data de inclusão do anexo no sistema (Data de Inclusão), copiando a data do sistema. Se o anexo for atualizado, a data deve ser atualizada para a data em que foi feita a alteração. 
 
O sistema atualiza o campo Endereço do anexo com o aviso: 
 
 ​AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Pasta-Documentos-Anexado-sucesso.png
 Aviso arquivo anexado


 
AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Pasta-Documentos-Apos-Salvar.png
Interface Solicitações - Pasta Documentos , Após  acionar o botão Confirmar
 
  
Se o usuário não informar a descrição do anexo, o sistema apresentará a seguinte mensagem:

AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Msg-Erro-Descricao-Anexo.png


 
Se o usuário já tinha cadastrado um anexo e deseja substituí-lo, o sistema faz o questionamento indicado abaixo. Se a resposta for positiva, o usuário deverá seguir os mesmos passos realizados antes. 
 
AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Msg-Erro-Substituir-Anexo.png
Questionamento: Vai substituir um anexo já cadastrado?
 
 
Se o usuário informar o nome do anexo, mas não selecionar o arquivo, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
 
 
AW-Mensagem-Campo_Obrigatorio.png
Mensagem:  O endereço do arquivo é obrigatório
 

 
Se o usuário tentar anexar documentos superior ao limite definido para aquele serviço, o sistema apresentará a seguinte mensagem: 
AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Aviso-Limite-Documentos.png
Mensagem:  Já atingiu ao limite de documentos
 ​

No final, o sistema avisa o tempo previsto para avaliação/atendimento a solicitação:

AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Aviso-Prazo-Avaliacao.png
Mensagem: Tempo previsto para atender a solicitação​


Relatórios relacionados, no Sagres Acadêmico:
 
- Relatório de Solicitações​ relatório que permite o acompanhamento das Solicitações de Serviços.



Quando o Sagres Acadêmico está integrado ao Sagres Financeiro:
  •   Será exibido o botão "BOLETO".
  •  O sistema gera um título financeiro com o valor calculado para os serviços com custo.​
        Se não ocorrer nenhum problema na geração do título, ao clicar no botão Boleto, o sistema exibe o Extrato da fatura e o Boleto gerado:

AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Boleto-Exemplo.png 
 Extrato da fatura e o Boleto​ do Serviço
 
Quando o usuário seleciona um Serviço que não tem custo e clica no botão Boleto, o sistema exibe a mensagem:

 AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Boleto-Aviso-Nao-Existe.png
 Mensagem: Serviço sem custo




Ao gerar o título no Sagres Financeiro, podem ocorrer alguns problemas:

 

Ao tentar incluir um serviço com custo, e não existe centro de custo associado ao curso do aluno para geração do boleto, o sistema exibe a mensagem de erro:

 AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Msg-Erro-Nao-Existe-Plano-Conta-Servico-Curso.png
 Mensagem: Curso do aluno sem centro de custo 


 

Ao tentar incluir um serviço com custo, e não existe centro de custo associado ao curso do aluno para este serviço, o sistema exibe a mensagem de erro:

 AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Msg-Erro-Nao-Existe-Plano-Conta-Servico.png
 Mensagem: Serviço sem Plano de Contas


 

Quando a configuração do curso no Sagres Financeiro está incorreta ou incompleta, o sistema exibe a mensagem de erro:

AW-Interface-Servicos-Solicitacoes-Boleto-Msg-Erro-Geracao.png 
 Mensagem: Problemas na Configuração do Sagres Financeiro X Curso do aluno
 
 

​​​​​