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Ambiente do Bibliotecário-Implantação_Configuração_Rotinas

Última modificação à(s) 27/12/2019 16:16 por Tássia Silva

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Ambiente do Bibliotecário

Implantação/Configuração/Rotinas

  

Implantação/Configuração
 
Após a instalação inicial do módulo, diversas Tabelas Básicas, devem ser cadastradas pela Instituição, bem como diversos Parâmetros e Configurações devem ser definidos, para permitir uma perfeita adequação do Sistema às características particulares da Instituição. Em seguida podemos gerar os Cadastros Principais, para finalmente podermos executar as Rotinas do Acervo. Algumas Tabelas são cadastradas principalmente durante a inicialização do sistema, e muitas vezes não serão mais atualizadas, exceto em situações eventuais como, por exemplo, alterações na Instituição, como a criação de uma nova Biblioteca.
 
Para conhecer detalhes sobre algum aspecto do sistema, clique sobre os nomes ressaltados em cores, no texto abaixo.
 

TABELAS BÁSICAS

 

Inicialmente devemos gerar as tabelas básicas. Todas são acessíveis pelo menu Tabelas, da interface principal do módulo. A ordem para cadastramento dessas tabelas é livre, exceto para as que dependem de informações de outras tabelas. Levando-se em consideração a facilidade de consulta, elas serão apresentadas em ordem alfabética.

 

>> Áreas de conhecimento;
>> Bibliotecas;

>> Cidades (depende do cadastramento anterior da Tabela Estados);

>> Editoras (depende do cadastramento anterior da Tabela Estados);

>> Escolaridade;

>> Estados;

>> Estado Civil;

>> Frequência de periódico;

>> Idiomas;

>> Locais;

>> Localização de exemplares - Estantes e Prateleiras;

>> Nacionalidade;

>> Nível de curso x Tipo de leitor (depende do cadastramento anterior da Tabela Tipo de leitor);

>> Origem de dados;

>> Regras (depende de cadastramento anterior das Tabelas Tipos de leitor e Tipos de obra);

>> Tipos de endereço;

>> Tipos de leitor;

>> Tipos de obras;

>> Tipos de telefone;

 

TABELAS PARA ATENDER AO PADRÃO MARC

Também fazem parte do conjunto de tabelas básicas necessárias para a implantação da estrutura de dados do aplicativo, mas são destacadas porque são carregadas durante o processo de instalação do sistema. Os dados destas tabelas são regulamentados pelo padrão MARC. Todas são acessíveis pelo menu Tabelas, da interface principal do módulo.

 

>> Marc – Dimensões de mídia;
>> Marc – Formatos de gravação;
>> Marc – Mídias;
>> Marc – Tipos de arquivo;
>> Marc – Tipos de gráfico;
>> Marc – Tipos de gravação;
>> Marc – Tipos de Ilustração;
>> Marc – Tipos de mapa;
>> Marc – Tipos de vídeo;

 

CONFIGURAÇÕES/PARAMETRIZAÇÕES DO SISTEMA

Além das tabelas básicas, o usuário precisa fazer a configuração de diversos parâmetros do sistema, sem os quais o funcionamento da aplicação fica inviabilizado. Essas configurações visam definir os padrões e características da Instituição, permitindo que os usuários do sistema indiquem o comportamento do mesmo em determinadas situações. O Gestor do Sistema deverá ter em mãos as diretrizes e as regras de funcionamento das Bibliotecas da Instituição para ter condições de definir adequadamente as informações solicitadas.  Essas  funções são acessadas através  do menu Configurações, da interface principal do módulo. 

É interessante que a parametrização do sistema seja feita após o cadastramento de informações nas tabelas básicas, descritas acima.

>> Biblioteca do Usuário;
>> Parâmetros Gerais do Sistema;
>> Configurações de Recibos;
>> Configurações de Etiquetas;
>> Paralizações (depende do cadastramento das Bibliotecas);
>> Campos Obrigatórios;
>> Limite dos Campos de Remessa;

 

CADASTRAMENTO/CONTROLE DO LEITOR

Considerando que todas as tabelas básicas tenham sido devidamente cadastradas, e que as configurações e os parâmetros  necessários  ao funcionamento do aplicativo tenham sido definidos, é possível iniciar a inserção de informações no cadastro do Leitor, que compõe a estrutura da biblioteca, e é pré-requisito para o desenvolvimento de todas as rotinas da biblioteca. Outros cadastros serão gerados posteriormente, durante a execução das rotinas do sistema.  

Existem funções que interferem na situação do leitor perante a Biblioteca, de acordo com suas condições com relação as regras de funcionamento da mesma. Essas funções impedem, limitam ou liberal ações do Leitor no sistema, de forma temporária ou definitiva.

 

>> Cadastramento de Leitores;
>> Bloqueio/Inativação de Leitores;
>> Desbloqueio/Reativação de Leitores;
>> Alterar Suspensões;

 

ROTINAS DA BIBLIOTECA

 

Alguma situações do leitor (quando do tipo Aluno), são definidas automaticamente pelo Sistema Sagres Acadêmico. O cadastramento das tabelas básicas, a definição de parâmetros e configurações e a criação da estrutura da biblioteca são pré-requisitos para o desenvolvimento das rotinas da biblioteca.

   
 As rotinas básicas da Biblioteca  são Aquisição, Catalogação e Circulação, e estão representadas na figura abaixo. Todo o acervo da  instituição passa inicialmente pelas etapas de Aquisição e em seguida pela Catalogação, para finalmente poder participar da Circulação, onde ocorrem os empréstimos, consultas, etc., isto, observando pela ótica de uma determinada obra/exemplar, mas, observando pela ótica do bibliotecário, isto é, suas atividades no dia a dia, ora ele poderá estar executando uma nova aquisição, ora um empréstimo, ou então poderá estar catalogando uma nova obra para o acervo, portanto, as rotinas, observando por este aspecto, poderão ser executadas em qualquer ordem. Tudo isso explica a forma como os processos foram representados na figura abaixo.
 
 
Para conhecer a descrição da qualquer rotina, clique no nome da rotina desejada, na figura abaixo.  
 
 
processos.png 
 
  
ROTINAS DE APOIO
 
 
CONSULTAS 
 

O SAGRES Acervo disponibiliza uma série de consultas (menu Consultas, da interface principal do módulo) que fornecem visões sobre diversos aspectos do acervo da biblioteca, que podem ser utilizadas como apoio na execução de vários procedimentos oferecidos pelo módulo.

 

>> Histórico de devolução em atraso;

>> Histórico de multas por leitor;

>> Leitores em atraso;

>> Localização de obras emprestadas;

>> Reservas;

>> Reservas Disponíveis;

>> Verificação de Empréstimo;

>> Comprovante de renovação WEB;

>> Consulta livre de obras;

 
RELATÓRIOS 
 

Este módulo também disponibiliza uma série de relatórios que fornecem diversas visões sobre o acervo e a situação das rotinas da biblioteca. Os relatórios serão listados com o nome da rotina a que se refere. São acessados através do menu Relatórios, da interface principal do módulo.

  

>> Aquisição-Cotações;

>> Aquisição- Sugestões;

>> Catalogação-Acervo Bibliográfico;

>> Catalogação-Acervo total das Bibliotecas;

>> Catalogação-Conferência de inventário;

>> Catalogação-Inventário de exemplares;

>> Catalogação-Informativo bibliográfico;

>> Catalogação-Inventário de obras geral;

>> Catalogação-Quadro resumo;

>> Catalogação-Total de exemplares;

>> Catalogação-Total de obras por título;

>> Catalogação-Quadro Grande Área;

>> Circulação-Devoluções efetuadas com atraso;

>> Circulação-Empréstimo de exemplares de consulta;

>> Circulação-Exemplares fora de Circulação;

>> Circulação-Extrato de Utilização de Bônus;

>> Circulação-Extrato do Leitor;

>> Circulação-Fila de reserva;

>> Circulação-Histórico de reservas;

>> Circulação-Leitores cadastrados;

>> Circulação-Leitores com devolução em atraso;

>> Circulação-Leitores com pagamento de multa pendente;

>> Circulação-Leitores Suspensos;

>> Circulação-Multas do Leitor;

>> Circulação-Pagamento de multa;

>> Circulação-Pagamento de multa detalhado;

>> Circulação-Títulos mais emprestados;

>> Circulação-Total de empréstimos;

>> Circulação-Total de empréstimos por tipo de leitor;

>> Periódicos-Fascículos;

>> Periódicos-Renovação de assinaturas;

>> Períódicos-Entregas;

>> Artigos;

>> Renovação de assinaturas;

>> Etiquetas-Etiquetas de código de barra de exemplar;

>> Etiquetas-Etiquetas de identificação de exemplares;

> > Etiquetas-Etiquetas de identificação de leitores;

>> Etiquetas-Etiquetas de endereço de leitores;

>> Etiquetas-Etiquetas de localização de exemplares;

>> Etiquetas-Etiquetas de obra

 

O menu Relatórios também disponibiliza uma rotina que permite ao próprio usuário definir Relatórios Particulares, sem necessidade de fazer solicitações à Tecnotrends. Esses relatórios poderão ser acessados através do menu Relatórios particulares.

 

 >> Gerador de Relatórios / Relatórios Particulares

  

GRÁFICOS 

O SAGRES Acervo disponibiliza alguns gráficos (menu Gráficos, da interface principal do módulo) que permitem uma visão geral de alguns aspectos das informações registradas pelo módulo, que podem ser solicitados conforme as necessidades do usuário.

 

>> Acompanhamento de acervo por exemplar;

>> Acompanhamento de acervo por título;

>> Acompanhamento de alunos cadastrados;

>> Acompanhamento de Empréstimo por biblioteca;

>> Acompanhamento diário de empréstimo e devolução;

 

OUTRAS ROTINAS 

São rotinas que alteram dados do acervo e são executadas eventualmente.
 

>> Transferência de exemplares entre Bibliotecas,;

>> Transferência de exemplares entre obras;