Deve-se atentar principalmente em informações que geralmente são atualizadas a cada período, como ,Cadastro de Disciplinas, Cadastro de Curso, Currículo e Grade Curricular e Cadastro de Docentes, a atualização das seguintes informações são Pré-requisitos para permitir a execução do processo de Planejamento de Matrícula.
>> Informações Institucionais: Deve ser atualizada a nova situação do Espaço Físico da Instituição: salas desativadas, novas salas, etc., que influenciará na alocação das diversas classes/turmas.
>> Campus
>> Instituição de Ensino
>> Instituição Titulante
>> Mantenedora
>> Tipo de sala
>> Unidade de Apoio
>> Faculdade
>> Departamento
>> Colegiado
>> Pavilhão de Aula
>> Espaço Físico
> Informações Acadêmicas: Devem estar atualizados os dados de todos os Cursos, Currículos, Grades Curriculares, Atividades Curriculares, etc., respeitando as definições do ministério da Educação e as da própria Instituição.
>> Periodicidade
>> Período Letivo
>> Área de Concentração
>> Área de Conhecimento
>> Linha de Pesquisa
>> Funcionamento do Curso
>> Matéria
>> Modalidade do Currículo
>> Proporção entre Periodicidades no limite de Ocorrências
>> Programas Especiais
>> Regime Currículo
>> Situação Curso
>> Tipo de Componente Curricular
>> Tipo de Atividade Extracurricular
>> Tipo da Atividade Pedagógica
>> Disciplina - Componente Curricular
>> Tipo de Currículo
>> Curso / Currículo / Grade Curricular
>> Alunos
>> Turmas do Curso: Para um melhor planejamento acadêmico, em muitas situações (Matrícula, por exemplo), é importante dividir os Alunos dos Cursos em grupos, criando o que chamamos de Turmas dos Cursos.
>> Turmas do Curso X Alunos: Permite associar os Alunos de um Curso às suas Turmas.
> Informações Administrativas: devem ser atualizadas as situações do corpo técnico, do corpo docente e dos tutores: são funcionários que se aposentam, outros são demitidos, outros são afastados por motivo de doença, outros para fazer cursos, etc.
>> Cargo
>> Classe Docente
>> Titulação
>> Regime de Trabalho
>> Tipo de Tutor
>> Técnicos
>> Docentes
>> Tutores
> Parametrizações: Através da interface no Menu: Configurações => Currículo, definimos o comportamento de algumas rotinas que compõem o processo de planejamento.
>> Pasta Verificações, quadros:
>>> Disciplinas
>>> Avaliação Curricular
>>> Planejamento
>>> Atividade Extracurricular
>>> Atividade Complementar
>> Pasta Complemento