Circulação
É a rotina responsável pelo controle dos empréstimos, devoluções, renovações, reservas, e pagamentos de multas do acervo da Instituição.
O processo de Circulação tem as seguintes características principais:
- Configuração dos limites de empréstimos e sanções por perfil do leitor;
- Bloqueio de leitores independente de atrasos de empréstimos ou pagamentos de multas;
- Cadastramento de áreas de interesse usando padrão CAPES;
- Configuração de diferentes fórmulas de punição para cada tipo de leitor;
- Dispensa das verificações dos limites de empréstimos e renovações por nível de autorização do usuário;
- Indicação de empréstimo de último exemplar por tipo de obra ou exemplar específico;
- Portal Internet para os leitores com algumas funções das rotinas de Aquisição e Circulação: cadastramento de sugestões (Aquisição) e acesso a consulta e reserva de títulos (Circulação), verificação da lista de espera (Circulação) e cadastramento de áreas de interesse (usado na Circulação);
- Alertas enviados por e-mails avisando a chegada de novos títulos em áreas de interesse, títulos em fila de espera, atrasos na devolução, etc.;
- Caixa para pagamento de multas;
- Controle de calendário para cadastramento de feriados, recessos e paralizações (rotina Paralizações);
Esta rotina é responsável pelas principais funções de uma biblioteca, sempre garantindo o controle do acervo da Instituição. Observando pela ótica de acompanhamento da movimentação de um exemplar na biblioteca, determinadas etapas desta rotina podem obedecer à uma sequência (uma obra reservada, possivelmente deverá ser emprestada, podendo ocorrer renovações do empréstimo, para enfim ser devolvida), mas, observando pela ótica do Bibliotecário, as etapas poderão se suceder em qualquer ordem, ora ele estará atendendo a uma solicitação de reserva feita por um aluno, ora poderá estar registrando a devolução de um livro ,etc. Algumas funções da Circulação também são atendidas através do Sagres Portal pela WEB (Ambiente do Leitor).
A circulação do acervo é executada de acordo com Regras pré-estabelecidas, e a Instituição também pode definir a existência de Bônus, que serão recebidos pelos leitor que atender a determinadas condições, bônus estes que permitem extrapolar o limite de empréstimos definido para o leitor.
As funções de Circulação sempre são iniciadas a partir de uma solicitação de um Leitor, sendo que algumas exigem o comparecimento do leitor à Biblioteca:
- Registro de Reservas - registro das informações das reservas das obras, permitindo que todos os leitores usuários da biblioteca tenham o direito de tomar emprestado obras muito concorridas. Ela tem grande importância para o ciclo de vida das rotinas da biblioteca, pois as informações servirão de subsídio para o controle de empréstimos do acervo da Instituição.
- Registro de Empréstimos - registro das informações dos empréstimos das obras. Ela tem bastante importância para o ciclo de vida das rotinas da biblioteca, pois as informações servirão de subsídio para o controle do acervo da Instituição.
- Registro de Renovação de um empréstimo - registro das informações da renovação de um empréstimo. As informações servirão de subsídio para o controle do acervo da Instituição.
- Registro da Devolução - registro das informações da devolução de um empréstimo. Ela tem uma importância fundamental para o ciclo de vida das rotinas da biblioteca, pois as informações servirão de subsídio para o controle do acervo da Instituição. Nesta rotina existe a geração automática de bônus ou punições (suspensões ou multas), conforme as configurações definidas para estas situações.
- Emissão de Recibos - emissão dos recibos de empréstimos, devoluções, renovações, multas em aberto, multas pagas e suspensões. Esta interface pode ser utilizada para emitir os recibos, caso a emissão automática de recibos não esteja selecionada na interface de parâmetros. Também pode servir para a emissão de 2ª via dos recibos
- Registro de Pagamento de Multas - registro das informações de pagamento de multas referentes a atrasos nas devoluções de exemplares à biblioteca. É de grande importância para o controle de empréstimos do acervo da Instituição.
- Baixa de Bônus - utilizada para cadastrar a utilização dos bônus dos leitores. Nesta interface serão indicados os empréstimos que foram realizados graças à quantidade de bônus que o leitor tinha disponível, e a quantidade de pontos não utilizados.
A condição do leitor perante a Biblioteca pode variar, durante o processo de circulação, conforme a situação do mesmo com relação as regras de funcionamento da biblioteca. As mudanças são registradas no cadastro de leitores pelo Bibliotecário, ou pelo Sistema Sagres Acadêmico, quando o leitor é aluno. As possíveis condições para a situação do leitor, são apresentadas na figura abaixo. Para conhecer detalhes sobre as ações do bibliotecário, clique sobre as que estão sublinhadas.
